Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O que o meu bigode ouve

 

Já fiz saber que sou um consumidor de música insaciável. Posto isto, tenho fazes diferentes, o que me leva a ouvir sonoridades também elas dispares, depende muito do estado de espírito, do estado do tempo, de como me correu o dia, de como acordei...Assim sendo, actualmente, estou a passar por uma fase onde o hardcore e o post-punk não deixam espaço no meu ipod para muito mais. E este trio de bandas são os grandes responsáveis por tudo isto, Refused, At the Drive In e Sick of It All, levam-me a sentir como se tivesse 16 anos novamente.
No que toca a Refused, foi uma banda que descobri há alguns anos muito por culpa de um dos meus álbuns de eleição: The Shape of Punk to Come, um dos álbuns mais influentes de sempre no mundo do rock, o que levou este quarteto sueco a arrecadar os maiores elogios da crítica especializada. O álbum de 1998 aparece-nos como um virar de página no mundo do punk, basta ouvi-lo para perceber do que falo...
At the Drive In é uma banda de jovens cromos, ou não fossem membros a dupla de prestigio Omar Rodriguez e Cedric Zavala (Mars Volta). Com uma sonoridade inconfundível, este potente álbum Relationship of Comand é visto como o melhor do grupo e tem-me entretido horas a fio, chegando a ser um som viciante, dado que este post-hardcore faz uso do que de melhor há nas diferentes vertentes do rock. Uma das grandes noticias do ano, pelo menos para mim, foram as reuniões destas duas bandas para um punhado de concertos (Refused no Optimus Alive), mas parece que nada de álbuns novos...
Já no que diz respeito aos velhotes Sick of It All, foram das coisas que, no ciclo, mais rodou no meu walkman, a quando da minha descoberta do punk. Foram e continuam a ser a grande banda de hardcore old school do planeta, e depois de tantos anos pela estrada, parece que continuam a estar bem em forma, com um som bem a abrir, a banda nova iorquina influenciou e arrastou enumeras outras bandas do mesmo género. São os pais do hardcore.
Entretanto, tinha tanto mais que falar de outras banda do género que ouço...
Deixo-vos só um cheirinho de cada:


Nenhum comentário: