Powered By Blogger

domingo, 16 de setembro de 2012

O que o meu bigode acha

Pois é, parece que o tempo se está a esgotar, o saco está cheio, o verniz está prestes a saltar, a paciência chegou ao limite...como queiram! Sou sincero, há um tempo que esperava por isto, só não pensei que fosse já...o pacífico zé povinho português fartou-se, finalmente, de ser espezinhado pelo Sr. Estado Papão ("olha o Estado come muito?" "come muito? ele é é gulosooooo!").
Já não há mais nada para tirar ao povo, de há um ano para cá os sorrisos foram desaparecendo, a pressão aumentou, as preocupações com o amanhã passaram para hoje, o pânico generalizou-se com a incerteza face aos futuro das gerações vindouras. Tudo isto passou a ser o dia-a-dia do povo português, ou pelo menos da grande parte (como em tudo, existem sempre aqueles que passam ao lado de tudo).
As últimas declarações do Sr. Primeiro Ministro, foram a gota de água, anunciando mais austeridade, mais do que aquela que, pelos vistos, é exigida pelo nosso governo exterior. Finalmente o povo saiu à rua para dizer BASTA! basta de serem sempre as  maiorias a pagarem pelos erros das minorias negligentes e narcisistas!
Mas não foi só pela impressionante moldura humana indignada que se juntou nas ruas, um pouco por todo o país. Ora, este fim de semana fui até à minha terra natal (Cartaxo), e na minha ida ao hipermercado observei e ouvi a indignação popular como nunca antes tinha presenciado. As pessoas já não se calam como antes, têm o coração na boca e passaram a dar mais importância aos pormenores, fruto da pressão psicológica criada pela crise económica do país. Por exemplo, reclamam por não haver funcionários suficientes, por não haver carrinhos de compras limpos, por terem que esperar na fila, voltam para trás quando não têm paciência para esperar, e falam bem alto para que todos oiçam! Ora isto é uma bola de neve! Até os mais novos começam a copiar os exemplos dos mais velhos.
O nosso país está prestes a rebentar como uma bomba relógio que está em contagem decrescente, mas o que me preocupa não é tanto a crise económica nacional nem os erros dos nossos "políticos", mas sim o resultado disto tudo que começa a manifestar-se, por isso:
Obrigado Sr.Papão por transformares uma crise económico-financeira numa crise social e de valores!!!
O bigode deixa este alerta! por isso não se admirem de na próxima não haverem cravos em pontas de espingardas nem excursões militares até à capital...


Nenhum comentário: