Powered By Blogger

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O que o meu bigode acha


Estava  a evitar de falar de política neste blog, mas as últimas declarações do Sr. Primeiro Ministro, merecem todo o alarido que se criou um pouco por lado.
O anúncio das novas medidas de austeridade não me admiraram em nada, porque não é preciso saber de política para saber que a manta ta curta. O que me levou a escrever este post foi o anúncio da nova taxa de 7% de IRS. Ora bem,  este governo quando entrou no seu processo eleitoral já estava condenado ao insucesso, dado que está a ser governado por um governo estrangeiro, o Triunvirato ou Troika se preferirem, e digo-vos desde já, que até pode não fazer nada de jeito, mas de uma coisa não pode ser acusado, falta de coragem. Então não é que esta nova taxa de IRS de 7% é geral! geral quer dizer que é para todos os trabalhadores não é malta? corajosos hã!!! ou seja, uma pessoa que ganhe o ordenado mínimo e uma pessoa que ganhe 2000 é taxada a 7%, que justo!
Mas esta coragem está patente, porque o governo teve a ousadia de ir alterar um paradigma clássico de justiça distributiva com mais de 80 anos, a progressividade do sistema fiscal. Este paradigma é adoptado pela grande maioria dos Estados desenvolvidos e defende que, quanto mais se ganha maior é a taxa de IRS, por outras palavras, quem recebe mais paga mais, quem recebe menos paga menos, isto permite a justiça pelo imposto. A progressividade do imposto, até hoje, pouco ou nada tinha sido posto em causa na Europa, mas aqui neste cantinho à beira mar plantado acontecem fenómenos incríveis, o do Entroncamento não foi o único...
Antes de ser adoptada pelas principais Constituições nacionais do mundo, a progressividade do sistema fiscal foi antecedida, na Idade Média, pelo imposto único. Isto diz-vos alguma coisa?? onde  fome e miséria imperavam, e pobres e ricos, independentemente do que ganhavam, pagavam todos a mesma taxa. Voltá-mos à Idade Média?
Já para não falar que isto é um imposto mascarado de taxa, porque uma taxa diz respeito ao pagamento de um valor pela utilização de um serviço. Ilusionistas os sacanas hã??
Como não conseguiram tirar os subsídios aos trabalhadores, por ser inconstitucional, preferiram adoptar uma medida da Idade da Pedra, porque o Zé Povinho já não se lembra. Historiadores hã??
A arte da política, hoje em dia, prende-se com a ideia de conduzir um país da forma que melhor permita manter o seu povo na ignorância...enfim... 

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com tudo!!! mas Barão o irs não é de 7% mas sim o aumento, passou de 11% para 18% .

Anônimo disse...

Essa subida de 11% para 18% é da segurança social, os 7% que ele se refere é da TSU, está correcto