Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O que o meu bigode come


É verdade o Barão também come sushi, come e faz!
Pois é sou metade humano metade sushiman. O gosto por esta arte deliciosa nasceu à cerca de 4 anos, na primeira vez que experimentei, a partir daí foi a loucura, ou melhor a gula por este tipo de culinária, não passava uma semana sem ir encher o bandulho a qualquer canto que vendesse esta maravilha!
À cerca de 8 meses atrás, estava em casa sem fazer nada, ao que decidi que tinha que fazer algum entre as cadeiras de mestrado concluídas e a tese a apresentar.Ora meti as mãos à obra e tive conhecimento que iria estrear em Lisboa a 1ª escola de sushi no país (Everything About Sushi), fiquei entusiasmo e nem pensei duas vezes, candidatei-me, conheci as pessoas mentoras do projecto, pareceu-me bem e avancei...resultado fui um dos 20 escolhidos!
Depois tive 3 meses de curso teórico-prático, leccionado pelo chef. supra-sumo da matéria em Portugal o inconfundível chef. Paulo Morais, no hotel Altis Avenida, terminei o curso com distinção e elogios de ser um dos 3 melhores nas classificações finais. Foi stressante mas ao mesmo tempo muito saboroso, pois comia sushi de borla todos dias! (foi o pior erro da minha vida: enjoei de certa forma) Passado este teste, surgia um novo, o estagio profissional num restaurante japonês, e aí foi parar ao Arigatô do parque das nações.
O primeiro impacto foi negativo, pois as expectativas eram outras, mas à medida que o tempo passava foi se  tornando uma óptima experiência, pois todo o staff me recebeu muito bem. Ao fim de 2 meses de estágio já estava no sushi-bar a despachar uma média de 100 almoços por dia sem entrar no famoso lodo!
Já me considerava um sushiman quando o estágio acabou, pena ter acabado pois agora é só para amigos!(gulosos) E esta foi a minha experiência ligada ao mundo do sushi, quem sabe um dia...

Esta experiência profissional permitiu-me distinguir o trigo do joio, e por isso tomo a liberdade de vos listar os melhores restaurantes de sushi em Lisboa (dos que eu já fui):

1º- Umai (chef. Paulo Morais; cozinha tradicional japonesa; ao lado da assembleia da república)
2º Arigatô (melhor em termos de preço-qualidade;sushi de fusão; em frente ao casino de Lisboa)
3º Sushillout (grande sashimi; sushi de fusão à carta; na Sé de Lisboa)
4º Rock'n'Sushi (rodízio à carta de excelência; sushi de fusão; privacidade e bom som; ao pé do W)
5º Samurai (boa relação preço-qualidade; rodízio à carta; Expo e 5 de Outubro;quando se tem menos euros na carteira)
sei que há mais mas são os que frequento mais...

Espero que gostem, provem os maravilhosos temakis e tentem descobrir o melhor de sempre: nigiri de foie gras braseado com flor de sal e laranja!

existem restos de sushi no meu bigode, para que fiquem sabedores!!

Um comentário:

Anônimo disse...

É com muito prazer que venho pela primeira vez comentar o blog do meu amigo Barão...e deixo este curto comentario: ja comi sushi feito por este farfalhudo bigode e gostei bastante e devo sublinhar que nem um pelo foi visto nesse manjar do sol nascente.