Powered By Blogger

domingo, 30 de setembro de 2012

O que o meu bigode ouve


Ainda numa senda hardcore/post-hardcore, o meu bigode tem descoberto algumas sonoridades bem agradáveis, e porque nem tudo, neste tipo de música, o meu ouvido consegue entender, a exigência este num patamar elevadíssimo. Por isto, depois de alguma pesquisa e de algumas tentativas falhadas cheguei finalmente a bom porto.
These Arms are Snakes foram um quarteto de post hardcore, que nasceram no meio do caos grunge em Seattle e que ficaram conhecidos, desde cedo, pela intensidade que metem nos seus concertos. Várias influências sonoras e três álbuns editados, fazeram desta banda, que se separou em 2010, um projecto muito bem sucedido. Ritmos fortes e uma voz bem audível, permitiram  a estes rapazes um lugar de destaque no meu ipod.

Aperitivo:



Cheio de pica...


O que o meu bigode sonha



Quem me conhece o bigode sabe que não sou, nem nunca fui, um apaixonado por veículos motorizados, e a esta hora estarão a questionar-se do porque deste post, e muito bem!
De facto, pode parecer impossível, mas contabilizo 26 anos e nunca, mas nunca mesmo, andei de mota na vida, nem 1 metro! shame on me!! 
Não me perguntem o porquê, porque eu também não sei bem. Talvez por ser um pouco medroso, ou não tivesse eu fobia, desde puto, a tudo o que fosse carrossel.
Mas como é uma coisa que quero fazer antes de ir desta para melhor (andar de mota), a fobia fica de lado quando se trata do assunto do qual vos vou falar de seguida:
Há motas e motas, mas a Confederate Motors joga num campeonato completamente à parte do resto. Esta marca de motas americana de high level mete qualquer Yamaha ou Honda a milhas de distância. Sendo um produto único e de luxo, apenas são fabricadas cerca de 30 motas por ano, todas elas diferentes, o que confere ao seu comprador um modelo exclusivo.
Esta marca aposta, desde 1991, na combinação entre o retro e o chic motard americano, na qual a originalidade está sempre presente.
Apenas personalidades de outro planeta se dão ao luxo de ostentar tal relíquia, tal como Sir David Beckham, que desfila estilo pelas ruas de LA com o modelo ex libris da marca, a X132 Hellcat.

Enfim, como sonhar ainda não paga imposto...resta-me isso mesmo!


Recomendo, mesmo para quem não gosta de motas...impossível ficar indiferente!!




sábado, 29 de setembro de 2012

O que o meu bigode acha


Todas as manhãs, quando saio de casa e entro no elevador,a primeira sensação agradável do dia acontece!
Nada melhor que entrar no mesmo elevador todos dias e este oferecer-me, a cada dia, uma fragrância diferente, mas sempre agradável. Com isto, o meu olfacto passa a informação para o meu cérebro que toma a liberdade de associar o cheiro, que ficou, à pessoa que poderia ter lá estado uns minutos antes de mim.
Nesse momento, o meu cérebro faz uma espécie de guião de Hollywood, ao tentar adivinhar quem seria a pessoa que usava tal perfume...o que é engraçado pois os diferentes tipos de cheiros encaixam na perfeição em cada tipo e género de pessoa. Ora mulher, ora homem, executivo, endinheirado, vaidosa, jovem, idoso, low profile, bon vivant...as hipóteses multiplicam-se pelos segundos que leva este enigma a desenrolar-se no meu córtex.
O que seria engraçado era depois a porta do elevador abrir e puder deparar-me com a pessoa que tinha deixado o cheiro. Acertar ou errar seria engraçado! Mas as pessoas têm mais que fazer e eu também. 
Talvez pense isto tudo, naquele contexto, porque acabara de acordar à 15 min e o cérebro ainda só está a trabalhar a 10%. Deixo esta percentagem ao vosso critério!
Que me leva a pensamentos criativos leva! Senão pensem, se não era uma óptima ideia para um comercial para uma marca de perfume!
Criativos da publicidade aproveitem esta abébia que ainda não a patenteei ...

O que está por cima do bigode nunca me engana! 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O que o meu bigode lê



Para os amantes de sushi e sashimi, e para os que se querem aventurar numa odisseia pelo mundo maravilhoso do sushiman, aqui deixo uma espécie de bíblia sagrada deste tipo de arte culinária.
O livro Sushi em Casa, é da autoria do meu Master chef. Paulo Morais e da sua esposa, também ela chef de cozinha asiática, ambos proprietários do conceituado restaurante Umai. Este manual de aprendizagem em casa, permite ao leitor não só absorver o conhecimento na prática, através de todas as técnicas, mas também da vertente teórica e histórica ligada ao sushi, algo que é indispensável para desmistificar tabus.
Passo a passo, no conforto do teu lar podes, quem sabe, dar os primeiros almoços e jantares como sushiman para amigos e família, e começar uma carreira de sucesso nesta área. Tudo o que precisas de saber está lá, agora não desistas facilmente e mãos ao sushi!!

Este livro, a mim, dá-me uma sensação de dejá vu a cada página lida, porque foi através das mesmas palavras e de todo o conhecimento que, ao longo de 6 meses, o chef. Paulo Morais me tornou sushiman...Ora, se eu fui capaz tu também és! Com a pequena vantagem de não teres de desembolsar aquilo que eu desembolsei!

Quem nunca pensou em fazer o seu próprio sushi??


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O que o meu bigode acha


Esta sim foi uma notícia à seria!O nosso primeiro ministro Pedro Passos Coelho fez hoje uma visita à minha humilde faculdade (ISCSP), para homenagear o Prof. Adriano Moreira.
Em mais uma operação de charme do nosso governo, Passos Coelho continua a arriscar numa coisa que para mim não faz o mínimo  sentido, que é a questão de utilizar, nos seus discursos, a 1ª pessoa do plural! "Nós estamos a passar por momentos difíceis...", "Nós temos que lutar pelo nosso país...", "Nós isto...Nós aquilo...". Por favor, desde quando o "nós" que sua excelência utiliza é o mesmo "nós" utilizado pelo Zé Povinho?
Lutar pelo país? lutar pelo emprego e pelo futuro? Ser fortes e ultrapassar dificuldades económicas e financeiras? Lutar, Lutar...
Com carro topo de gama e motorista à disposição. E as mensalidades do empréstimo?
Ordenado muito acima da média a dia certo e isento de recibos verdes. E os 400 euros mensais para alimentar uma família?
Almoços e Jantares à pala do contribuinte. Onde estão as facturas?
Saúde, Educação, etc. Onde cabe aqui o "nós"???

Por favor senhor primeiro ministro, ainda não percebeu que o Povão, na situação em que se encontra, não se identifica minimamente com a classe política e muito menos com o governo??

O Sr. e o restante governo bem sei que foi legitimado por NÓS, mas espere lá, que à vontade não é  à vontadinha!!

Só uma nota para a "calorosa" recepção e despedida, por parte dos alunos do ISCSP, à figura do governo, à qual o Sr. Peter Steps Rabbit respondeu com pompa e circunstância.

Este episódio pode ser visto aos 5 minutos deste video:


Falta-lhe o bigode!
  

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Onde o meu bigode pára


Adianto-me já e afirmo que, não sou, nem nunca fui, um ser nocturno. Mas também não sou daqueles nerds que declinam convites tentadores para copos e afins com a desculpa de que está a dar a série de que gosto mais, ou estou naquele nível difícil do COD e "hoje não dá porque tenho que o passar, fica pa outro dia...". Não...quando os astros se alinham e reúnem as condições necessárias não há nada melhor que uns copos com amigos...
Nunca fui muito de discotecas (muito por culpa do tipo de som que passam), sempre me senti melhor ao ar livre com dois dedos de conversa, ou num bar tranquilo em que as pessoas se possam ouvir e desfrutar de um belo gin (como o da foto).
Por isto, tomo a liberdade de enumerar, sem ordem de preferência, um conjunto dos meus locais nocturnos de eleição na capital, onde já passei e irei voltar a passar:

1-Associação de Loucos e Sonhadores de Lisboa: longe da azáfama do Bairro, na Travessa do Conde de Soure, surge-nos numa cave uma biblioteca vintage, onde se bebem belas imperiais ao sabor de pipocas salgadas e doces à média luz. Ambiente bem Underground!

2-Pensão Amor: Agora já bem mediatizada, perdeu aquela tranquilidade que eu bem prezo, contudo, o início da rua do alecrim oferece-nos esta opção bem afrodisíaca de confraternidade entre pessoas. Esta pensão transpira amor!

3-Hard Rock Café: bem conhecido, numa das pontas da avenida da liberdade, o Hard Rock tem simplesmente os melhores brownies com gelado, e também os melhores tacos que já comi. Uma espécie de museu do Rock que prima pela simpatia do seu staff e pelo bom som que passa. Não sei porquê, mas para mim, este bar significa Coronas bem fresquinhas!!

4-BC Miradouro Bairro Alto Hostel: com uma vista fascinante para a baixa lisboeta do miradouro da glória, este Hostel, com pouco mais de 1 ano, detém um restaurante e um bar lounge fantástico, onde as conversas confundem-se entre idiomas diversos. Um pouco de assent em Lisboa...

5-City Bar- Na praça de touros do campo pequeno situa-se este bar,no mínimo,lindíssimo...parece retirado do filme Pulp Fiction, onde John Travolta e Uma Thurman jantam e dançam. Entrar neste sítio é como entrar na história de Hollywood.

6-Magnetic: Na calma avenida conde valbom, o Magnetic é um bar lounge por excelência, aqui tudo é calmo e tranquilo e as tostas são do outro mundo. Local muitíssimo cosmopolita. Ideal para por a conversa "em noite"...

7-Ritz Clube: O centenário e remodelado Ritz Clube, afigura-se, novamente, como um local de culto para bandas e músicos. Um dos meus locais de eleição para assistir a concertos, visto que te concede uma intimidade com a banda que nenhum coliseu te consegue dar. Grandes concertos à antiga é o que podes esperar lá para os lados da rua glória nº57. Está atento ao cartaz...

"Então mas afinal o bigode sai à noite?" "sai sai! sai e não saiiii"

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O que o meu bigode ama


A pedido de muitas famílias cá está o post de apresentação do meu melhor amigo: o Sr. Sushi. 
Tem 3 meses, é um beagle, está comigo há 1 mês e meio e é, sem dúvida nenhuma, a melhor companhia do mundo!!
Ao fim deste pouco tempo, sinto que já não consigo passar muito tempo sem este bacano, porque todos os dias ele consegue-me arrancar vários sorrisos, o que me compensa por tudo. E ele também já não passa sem mim, já há uma relação de homem para homem como nunca pensei ter com alguém...qualquer atitude dele já é uma recompensa enorme pelo amor que lhe tenho dado.
Principais hoobies do Sushi: comer, dormir, brincar, roer, ver televisão e quem passa na rua.... ah quase me esquecia, é um cagão e mijão do pior. Nunca pensei, pelo menos para já, limpar tantos cocós e xixis sem serem meus! Talvez sirva de treino para um dia mais tarde.
Ainda não pode ir à rua, mas não estou a gostar nada da forma duvidosa como ele corre, algo a corrigir futuramente, pois vai ser o meu colega de running.
Vou dando notícias...
Não sei se já repararam o imponente bigode que o Sushi detém (foto)! 

domingo, 23 de setembro de 2012

O que o meu bigode come


Lisboa, entre os dias 23 e 30 de Setembro,receberá a 8ª edição do Lisbon Restaurant Week by Sabor do Ano. 
Evento gastronómico que consegue juntar a cozinha de topo da nossa capital ao mérito social e solidariedade. Trata-se de um conjunto de restaurantes conceituados que abrem as suas portas para deliciarem os seus clientes com refeições de high quality a preços low cost, ou seja, cada restaurante criou um menu específico para celebrar este evento, com o preço convidativo de 20 euros (19+1, 19 euros de refeição + 1 euro para causas sociais). 
Esta iniciativa precorre os melhores restaurantes das principais cidades europeias, e passa por Lisboa, onde conta com a participação de cerca de 70 restaurantes.
Que te parece a ideia de comeres num restaurante que durante todo ano te é inacessível, e com a tua refeição contribuíres para causas sociais?
Eu vou lá sujar o bigode...
Num país cada vez mais cinzento ainda existem ideias como esta para lhe dar alguma cor!
Toda a informação em:

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O que o meu bigode sonha


Quem não tem aquela viagem de sonho? Aquela que leva uma vida a preparar, a juntar uns trocos, a escolher a companhia certa, ou simplesmente a idealizar?
Pois é, eu também a tenho! E de tempos em tempos ocupa-me o pensamento.
Há quem tenha aquele fascínio por destinos paradisíacos, longas praias de areia brancas banhadas com água azul turquesa, ou montanhas áridas, bosques profundos, grandes cidades, neve, chuva, as altas temperaturas dos desertos... É verdade, toda a gente tem gostos diferentes em relação a tudo, e não censuro quem mais gosta de praia ou campo, por exemplo, mas a minha viagem de sonho é bem mais simples, dado que junta tudo o que acima referi, e quando digo tudo é mesmo tudo e mais qualquer coisa.
Já ouviram falar da estrada mais antiga dos States? Aquela que foi construída em 1926 e que tem início num cruzamento em Chicago, atravessa oito Estados, e descansa por fim nas praias de Los Angeles?
Esta é a viagem dos meus sonhos! Uma viagem sob o asfalto histórico da estrada que conduzia a maior parte dos recursos americanos  de este para oeste, a estrada que de 1000 em 1000 metros te oferece um pedaço de história, onde nasceu o primeiro Motel e McDonalds do mundo!
Nada melhor que rolar no alcatrão desta estrada, ao volante de um Cadillac daqueles à antiga, e depois a conduzir uma Harley daquelas dos filmes, parando para comer um verdadeiro hambúrguer e respirar os diversos ares daquelas bandas.
Esta via rodoviária, quase centenária, é também estrela de muitos filmes de Hollywood. Um dos que mais gosto, transmite-nos aquela magia de que vos falo, e das vicissitudes das terriolas dos cowboys e índios.  Com um elenco magnífico composto por: Sean Penn, Jennifer Lopez (20 aninhos e a ferver), Joaquim Phoenix, Billy Bob Thornton e Nick Nolte, torna-se um thriller psicológico que nos deixa à beira de um ataque de nervos. Por isto, deixo-vos o trailer de U Turn (Oliver Stone), filme que recomendo vivamente a quem não viu, e a quem viu também, até porque, eu já vi uma dezena de vezes e cada vez parece a primeira:



"Reputation? What reputation?" 
O meu bigode um dia vai laurear por estas bandas, ai vai vai....



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O que o meu bigode lê


Toda a gente me dizia maravilhas deste filme, mas eu nunca o quis ver porque já andava com o livro debaixo de olho, e como os livros são sempre melhores que as adaptações ao cinema, optei por me sacrificar durante alguns anos para agora vos dizer que fiz muito bem!
Este livro trata de uma história verídica, relatada na 1ª pessoa, por uma das gueixas mais famosas de sempre no Japão. É uma espécie de diário, que nos prende da primeira à última página com uma intensidade tremenda.
Esta obra vendeu milhões de cópias em tudo mundo, chegando mesmo ao estatuto de best seller do New York Times, muito por culpa dos valores e ensinamentos que nos transmite, mostrando que há muitos anos atrás, a vida de gueixa num país em guerra, só era possível, se estas se soubessem adaptar às novas realidades.
Como muita gente, também eu, tinha uma ideia errada do que era ser gueixa. Desenganem-se aqueles que o metem no mesmo saco da banal prostituta...mas leiam para perceberem do que vos digo!

Infelizmente nunca vi uma gueixa de bigode dado que são japonesas, mas se fossem portuguesas quem sabe!  

terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que o meu bigode acha


Finalmente!!
Ao fim de sensivelmente uma semana, as mudanças estão finalizadas e a fadiga física e psicológica está no seu auge. Já não posso com móveis, loiças, malas, visitas ao IKEA, visitas ao AKI, acartar caixotes e mais caixotes...caso para dizer " Ninguém merece". Mas eu mereço, e todo este esforço foi recompensado porque o meu novo cantinho está bem bacano.
Não há por aí ninguém que invente uma solução, mais prática, para quem faz mudanças de casa? Sei lá inventam tanta coisa...talvez um tele-transporte como o meu herói Sangoku.
Desculpem lá o desabafo mas tinha que extravasar este meu alívio e satisfação. Espero que a minha média de mudar de casa diminua bastante, pois estou a mudar mais vezes de casa do que as vezes que não mudo! 
Boa sorte é aquilo que desejo para mim na minha nova mansão.

O bigode está exausto...   

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

o que o meu bigode veste


Os óculos de sol, há muito que são uns dos meus acessórios predilectos, seja verão ou inverno. Hoje apresento-vos a minha marca de óculos de sol de eleição (sem contar com os clássicos Moscot clarooo!), a Retro Super Future. Esta marca de óculos de sol é recente mas já conquistou os seus fiéis admiradores um pouco por todo lado, e eu sou um deles.
São feitos à mão em Itália mas foram dados a conhecer nos States, onde é praxe para tudo o que é estrela de Hollywood. O próprio nome indica, a marca pegou em modelos bem retro e deu-lhes um toque de chic e futurista, o resultado pode ser visto em http://store.retrosuperfuture.com/.

Eu tenho uns TopSki Black, mas já estou de olho nos fantásticos Panamá Black/Crystal!

Por cima do bigode nada melhor que uma boa gafa!!

domingo, 16 de setembro de 2012

O que o meu bigode acha

Pois é, parece que o tempo se está a esgotar, o saco está cheio, o verniz está prestes a saltar, a paciência chegou ao limite...como queiram! Sou sincero, há um tempo que esperava por isto, só não pensei que fosse já...o pacífico zé povinho português fartou-se, finalmente, de ser espezinhado pelo Sr. Estado Papão ("olha o Estado come muito?" "come muito? ele é é gulosooooo!").
Já não há mais nada para tirar ao povo, de há um ano para cá os sorrisos foram desaparecendo, a pressão aumentou, as preocupações com o amanhã passaram para hoje, o pânico generalizou-se com a incerteza face aos futuro das gerações vindouras. Tudo isto passou a ser o dia-a-dia do povo português, ou pelo menos da grande parte (como em tudo, existem sempre aqueles que passam ao lado de tudo).
As últimas declarações do Sr. Primeiro Ministro, foram a gota de água, anunciando mais austeridade, mais do que aquela que, pelos vistos, é exigida pelo nosso governo exterior. Finalmente o povo saiu à rua para dizer BASTA! basta de serem sempre as  maiorias a pagarem pelos erros das minorias negligentes e narcisistas!
Mas não foi só pela impressionante moldura humana indignada que se juntou nas ruas, um pouco por todo o país. Ora, este fim de semana fui até à minha terra natal (Cartaxo), e na minha ida ao hipermercado observei e ouvi a indignação popular como nunca antes tinha presenciado. As pessoas já não se calam como antes, têm o coração na boca e passaram a dar mais importância aos pormenores, fruto da pressão psicológica criada pela crise económica do país. Por exemplo, reclamam por não haver funcionários suficientes, por não haver carrinhos de compras limpos, por terem que esperar na fila, voltam para trás quando não têm paciência para esperar, e falam bem alto para que todos oiçam! Ora isto é uma bola de neve! Até os mais novos começam a copiar os exemplos dos mais velhos.
O nosso país está prestes a rebentar como uma bomba relógio que está em contagem decrescente, mas o que me preocupa não é tanto a crise económica nacional nem os erros dos nossos "políticos", mas sim o resultado disto tudo que começa a manifestar-se, por isso:
Obrigado Sr.Papão por transformares uma crise económico-financeira numa crise social e de valores!!!
O bigode deixa este alerta! por isso não se admirem de na próxima não haverem cravos em pontas de espingardas nem excursões militares até à capital...


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O que o meu bigode come

Malta, como já vos tinha dito uns dos meus hobbys é ser sushiman! Por isso lanço-vos um desafio: e que tal uma refeição de sushi à séria, acompanhado, sozinho, com amigos, numa festa ou comemoração sem sair de casa?? 
Quantas vezes não vos deu aquela vontade imensa de usufruir de uma refeição japonesa mas não vos apetece sair do conforto do  lar, a um preço bastante mais acessível do que em qualquer restaurante?
Pois bem, eu proporciono-vos todas estas possibilidades, incluindo a vertente eating and learning, com um workshop que vai descobrir o sushiman que há em ti!
Na zona de Lisboa e na de Santarém isto é possível, basta que entres em contacto com o barão via mail (ver caixa abaixo neste blog) ou por telefone: 918228610 e pedires todas as informações.
O que dizes a comer um sushi feito pelo Barão na tua festa, aniversário, baptizado, despedida de solteiro e de casado,jantar de amigos, jantar romântico e funeral...??
O desafio está lançado, agora é com vocês...fico à espera!!
Ahhh quem já foi o felizardo em comer o meu sushi que se manifeste. Comentem porque são as melhores testemunhas desta orgia gastronómica!
Entretanto, enquanto decidem quantas pessoas são e para quando, deixo-vos uma sugestão cinematográfica ligada ao melhor sushi do mundo:

   
Arigatô!!

O que o meu bigode veste

Rapaziada, boas notícias em relação aos trapos que vestimos e calçamos. Ora bem, duas das minhas marcas de eleição, Levi's e Gravis, acabam de levantar o véu sobre as novidades para o Outono/Inverno 2012-2013 na Europa! Respeitante à Levi's, a marca americana depois de ter sido pioneira no lançamento da linha de calças para mulher com o nome boyfriend jeans, onde o conceito era que a mulher pudesse usar umas calças que pareciam do seu namorado, arranca agora com mais uma nova tendência, desta vez para os homens mais ousados. As novas ex-girlfriend jeans seguem em sentido inverso do que citei acima, ou seja, depois da sua namorada ter utilizado as suas calças sem lhe ter pedido autorização, o namoro acabou e agora é o homem que aproveitou as calças da sua ex-companheira para andar a estilizar por onde passa. O conceito é calças do mais justo que existe. Vejam na foto o exemplo. Eu um dia vou arriscar, e tu?
Já a Gravis acaba de lançar a sua nova colecção de ténis para as novas estações frias, com algumas novidades, como são os casos, das novas cores da linha Buxton, os Quarters em pele e dos novos modelos Dylan. Esta nova colecção, como todos os anos, já me começa realmente a interessar!

Seguem os links para checkar o que vos falo:

São estas pequenas coisas que fazem do meu bigode vaidoso!!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O que o meu bigode vê

Se alguma coisa nos resta fazer sem pagar é rir! Rir de nós próprios, dos outros, de momentos, personagens...O que vos apresento de seguida junta todas estas vertentes, e tem-me feito rir a bom rir, vezes sem conta, mesmo quando já sei tudo de cor continuo a rir. Há uns anos atrás, já não sei como, vi o primeiro  video deste senhor da comédia veraneante, apresento-vos Bondage ou Este Senhor como queiram. Com uma câmara na mão e muita lata, bondage aproveita o que de melhor a ingenuidade humana tem para nos desfazer às gargalhadas.
Muitos dos apanhados por este senhor, são hoje, vistos como referências nacionais da comédia, são os casos de FF Varanda, Castanho Provocante, o Tuxa... e também são eles que protagonizam os melhores momentos deste post!
Bondage é conhecido pelo seu bigode presunçoso, por ter sido namorado da Sofia Aparício, por ter sido a ponte do amor entre o Adolfo e a Tuxa, e pelo poster imperactivo. Resumindo, tudo o que este senhor faz é uma obra de arte cómica que nos leva às lágrimas...
Aconselho que escrevam "Bondage", "Poster imperactivo" e "na casa deste senhor" no Youtube e passem bem o serão.
Deixo-vos uns cacahuetes:
  O melhor humor está por baixo de um grande bigode!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O que o meu bigode ouve

 

Já fiz saber que sou um consumidor de música insaciável. Posto isto, tenho fazes diferentes, o que me leva a ouvir sonoridades também elas dispares, depende muito do estado de espírito, do estado do tempo, de como me correu o dia, de como acordei...Assim sendo, actualmente, estou a passar por uma fase onde o hardcore e o post-punk não deixam espaço no meu ipod para muito mais. E este trio de bandas são os grandes responsáveis por tudo isto, Refused, At the Drive In e Sick of It All, levam-me a sentir como se tivesse 16 anos novamente.
No que toca a Refused, foi uma banda que descobri há alguns anos muito por culpa de um dos meus álbuns de eleição: The Shape of Punk to Come, um dos álbuns mais influentes de sempre no mundo do rock, o que levou este quarteto sueco a arrecadar os maiores elogios da crítica especializada. O álbum de 1998 aparece-nos como um virar de página no mundo do punk, basta ouvi-lo para perceber do que falo...
At the Drive In é uma banda de jovens cromos, ou não fossem membros a dupla de prestigio Omar Rodriguez e Cedric Zavala (Mars Volta). Com uma sonoridade inconfundível, este potente álbum Relationship of Comand é visto como o melhor do grupo e tem-me entretido horas a fio, chegando a ser um som viciante, dado que este post-hardcore faz uso do que de melhor há nas diferentes vertentes do rock. Uma das grandes noticias do ano, pelo menos para mim, foram as reuniões destas duas bandas para um punhado de concertos (Refused no Optimus Alive), mas parece que nada de álbuns novos...
Já no que diz respeito aos velhotes Sick of It All, foram das coisas que, no ciclo, mais rodou no meu walkman, a quando da minha descoberta do punk. Foram e continuam a ser a grande banda de hardcore old school do planeta, e depois de tantos anos pela estrada, parece que continuam a estar bem em forma, com um som bem a abrir, a banda nova iorquina influenciou e arrastou enumeras outras bandas do mesmo género. São os pais do hardcore.
Entretanto, tinha tanto mais que falar de outras banda do género que ouço...
Deixo-vos só um cheirinho de cada:


terça-feira, 11 de setembro de 2012

O que o meu bigode acha


No próximo mês de Outubro estará de regresso, às ondas de Peniche, o Rip Curl Pro. Evento do circuito mundial que junta os melhores surfistas do ranking, e que já é um dos melhores spots de surf no nosso país.
O ano passado contou com as presenças mais desejadas pelos portugueses e amantes desta modalidade, casos do lendário Kelly Slater e do nosso porta estandarte Tiago "Saca" Pires, que este ano quer, de uma vez por todas, agarrar a sorte que lhe tem fugido nestas ondas nos últimos dois anos.
Gente gira espalhada pela praia, surf, música e muitas ondas, é o que se pode esperar das praias de Peniche entre os dias 10 e 21 de Outubro. Se não puderes estar presente também podes seguir o evento em directo no seu site oficial: http://live.ripcurl.com/?portugal2012#popup-1
Este ano, de uma vez por todas, conto fazer a minha estreia neste evento. Todos a Supertubos?
Bigode salgado é bigode surfado!!!!

O que o meu bigode acha


Estava  a evitar de falar de política neste blog, mas as últimas declarações do Sr. Primeiro Ministro, merecem todo o alarido que se criou um pouco por lado.
O anúncio das novas medidas de austeridade não me admiraram em nada, porque não é preciso saber de política para saber que a manta ta curta. O que me levou a escrever este post foi o anúncio da nova taxa de 7% de IRS. Ora bem,  este governo quando entrou no seu processo eleitoral já estava condenado ao insucesso, dado que está a ser governado por um governo estrangeiro, o Triunvirato ou Troika se preferirem, e digo-vos desde já, que até pode não fazer nada de jeito, mas de uma coisa não pode ser acusado, falta de coragem. Então não é que esta nova taxa de IRS de 7% é geral! geral quer dizer que é para todos os trabalhadores não é malta? corajosos hã!!! ou seja, uma pessoa que ganhe o ordenado mínimo e uma pessoa que ganhe 2000 é taxada a 7%, que justo!
Mas esta coragem está patente, porque o governo teve a ousadia de ir alterar um paradigma clássico de justiça distributiva com mais de 80 anos, a progressividade do sistema fiscal. Este paradigma é adoptado pela grande maioria dos Estados desenvolvidos e defende que, quanto mais se ganha maior é a taxa de IRS, por outras palavras, quem recebe mais paga mais, quem recebe menos paga menos, isto permite a justiça pelo imposto. A progressividade do imposto, até hoje, pouco ou nada tinha sido posto em causa na Europa, mas aqui neste cantinho à beira mar plantado acontecem fenómenos incríveis, o do Entroncamento não foi o único...
Antes de ser adoptada pelas principais Constituições nacionais do mundo, a progressividade do sistema fiscal foi antecedida, na Idade Média, pelo imposto único. Isto diz-vos alguma coisa?? onde  fome e miséria imperavam, e pobres e ricos, independentemente do que ganhavam, pagavam todos a mesma taxa. Voltá-mos à Idade Média?
Já para não falar que isto é um imposto mascarado de taxa, porque uma taxa diz respeito ao pagamento de um valor pela utilização de um serviço. Ilusionistas os sacanas hã??
Como não conseguiram tirar os subsídios aos trabalhadores, por ser inconstitucional, preferiram adoptar uma medida da Idade da Pedra, porque o Zé Povinho já não se lembra. Historiadores hã??
A arte da política, hoje em dia, prende-se com a ideia de conduzir um país da forma que melhor permita manter o seu povo na ignorância...enfim... 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O que o meu bigode come


Muitos fins de semana deparava-me com o dilema de "...onde ir jantar fora?".
Tal dilema era responsável por algumas horas de indecisão, e muitas mais agarrado a este laptop, pesquisando na net pelos melhores restaurantes em Lisboa, pois gosto de ir a sítios novos onde se coma boa comida.
Passei muitas vezes por este tormento, dando mesmo azo à perda de vontade de sair de casa, acabando a comer um bitoque com ovo a cavalo. Por isto, faço este post como recomendação de itinerário gastronómico para facilitar-vos a vida nestas horas de aflição. 

A seguinte lista enumera os melhores restaurantes em Lisboa, segundo a minha experiência, alguns deles passaram a ser mesmo os meus restaurantes de eleição na nossa capital, são eles:

O Sacramento- fica na rua do sacramento, em frente à Nike do chiado, e proporciona-te uma noite com enumeros tiques luxuosos por um preço bastante em conta (média 12/15 euros), por isso não te assustes à entrada porque não vais pagar o luxo e simpatia que vês e sentes. Morangos à sacramento imperdiveis!

La Paparrucha- situado no príncipe real, paredes meias com a santa casa da misericórdia, é um restaurante de rodízio argentino com excelentes carnes, mas o que torna este restaurante de sonho é a possibilidade de jantar na sala de vidro, no piso mais acima, porque torna-te Lisboa mais bonita ainda. Por isso, reserva com 24h de antecedência.

Afreudite- fica na Expo Norte, ao pé do ginásio Clube House. É um restaurante muito intimista, onde tudo se baseia no amor e na sedução, desde os pratos à decoração. A comida é de fusão, e os sabores salgados e doces entram numa simbiose perfeita. Ideal para um jantar romântico.

Found You- em pleno bairro alto, oferece o que de melhor uma refeição de fondue tem para oferecer, diversas opções, desde carnes, peixes, mariscos e sobremesas. Porque serve fondues é o local ideal para se ir comendo e metendo a conversa em dia, bom para jantares entre amigos.

O Solar dos Presuntos- numa das transversais à avenida da liberdade, este famoso restaurante lisboeta já é famoso entre os turistas. Oferece o que de melhor existe no nosso país em termos de gastronomia. Uma sugestão: provem a dourada ao sal. ah e já agora preparem a carteira... 

La Tratoria- fica ali ao pé do parque Eduardo VII, e para mim é simplesmente, o restaurante em Lisboa que melhor reflecte o melhor da gastronomia Italiana. 

Aguardo comentários.
Em todos estes já sujei o bigode!mas sempre na melhor das companhias...  



o que o meu bigode acha


Malta, quem nunca ouviu falar deste festival "Tomorrowland"? 
Pois, eu nunca tinha ouvido falar até ter visto o trailer do ano passado (2011). Resumindo, é o maior festival de música electrónica da Europa, e todos os anos tem lugar na Bélgica, juntando num recinto festivaleiro a fazer lembrar uma Disneyland, pessoas de todas as galáxias, para alguns dias de autêntica loucura e diversão! O conceito tem vindo a ser aperfeiçoado ano após ano, e diz-se que quando entras na porta do recinto é como se entrasses noutro planeta. Com os melhores Djs do mundo e uns milhares largos de público este festival afirma-se como a viagem de sonho para todos aqueles que apreciam a música de dança e não só, pois este tipo de som não é mesmo a minha praia, mas não me importava nada de passar por esta experiência....
Já vão perceber tudo aquilo que acima mencionei, com a visualização do trailer oficial de 2012, que está ainda fresquinho. Só uma nota para os artistas que fazem estes trailers, porque é impossível ficar indiferente durante os próximos vinte minutos, metam o som no máximo:



Devo também avisar que o meu bigode dança muito...pouco!!


domingo, 9 de setembro de 2012

O que o meu bigode acha


Depois de um estudo aprofundado, sobre o tema que se segue, o meu bigode chegou a conclusões bombásticas, ora senão leiam  bem!
Do que vos falo é do tão em voga jogging , hábito que veio para ficar e que faz parte, hoje mais que nunca, da vida diária de cada cidadão cosmopolita, onde aquela ideia de lanzice já se encontra obsoleta. Hoje, seja de manhãzinha seja à noitinha, o importante é mexer o esqueleto de uma forma saudável. Até aqui tudo bem...mas como é uma prática minha, em certa e determinada altura do ano, fui obrigado a fazer um relatório  de observação in focus, estudo este que revelou algumas conclusões muito importantes para o futuro da humanidade.
Sendo assim, existem variadíssimas tipologias de running. Cada pessoa possuí a sua, cada tipologia apresenta as suas características próprias, todas elas reflectem traços da personalidade do individuo que a possui, e mais, é motivo de orgulho do seu portador, ou seja, quanto mais sui generis for a tipologia de corrida maior é a auto-estima do seu portador. Eis então as principais conclusões deste estudo académico, realizado por mim nos últimos dois anos, aqui na zona do parque das nações:

Principais tipologias de running encontradas:
- Maratonista- corredor com muitos kms nas pernas, todo o movimento corporal se encontra em perfeita sintonia com o meio envolvente;
- Cagão- corredor que de 300 em 300 metros, em média, solta um "track", elevando uma das pernas para o efeito;
- Aflito- dá a sensação de que foi correr à pressa e não teve tempo de ir ao WC, vontade essa, que se prolonga durante todo o trajecto com evidencias claras de que a qualquer momento, mais passada menos passada, o inevitável acontecerá! passadas curtinhas, joelhos a roçar um no outro, máscara de joker da santa casa;
- Pavão- passada bem medida, os braços aqui têm um papel fundamental pois fornecem todo o equilíbrio à corrida, o que permite ao corredor levitar a cada passada, recepção ao solo com a leveza de algodão, sensação de levantar voo permanente;
- Sofredor- corredor que apresenta, exactamente, as mesmas características desde o primeiro segundo ao último, máscara de esforço evidente, vermelhão facial, transpiração acima dos dois litros por minuto, sensação permanente de queda;
- Piano-piano- corredor recordista em passadas por metro, se normalmente uma pessoa normal dá uma passada por metro, este corredor consegue a proeza de calcar o chão dez vezes por metro, sensação de que tem, sensivelmente, seis pernas, levando a palavra correr ao seu ponto mais intenso;
- Torcicologista- atleta com largos anos de running em espaços públicos, evidenciando um faro apuradíssimo pelo corredor do sexo feminino, mostrando-se altamente atento à tipologia de corrido evidenciada pelo sexo oposto, sendo que, consegue em simultâneo, correr e rodar o pescoço em cerca de 90 graus sempre que o corredor do sexo feminino segue em sentido contrário, gigantesca base de dados em termos de marcas de equipamento desportivo feminino;
- Farejador- passada num ritmo muito elevado, tronco com grande inclinação dianteira, algo que lhe confere duas vantagens importantíssimas: correr de olhos fechados confiando a 100% no faro, e contar, ao pormenor, todos os insectos e mosaicos do chão.

Depois de um teste à minha tipologia de corrida, concluí que se enquadra, numa escala de 99% nas características do Cagão!
Se te enquadras nestes estereótipos de corredor, por favor comenta este post....é extremamente importante!!
  
   

sábado, 8 de setembro de 2012

O bigode do Damião tem razão


A deixa foi perfeita para que o felpudo bigode do saudoso Cosme Damião pudesse opinar, em relação à sua grande especialidade que é o futebol!
Ontem tive a confirmação clara de que a diferença entre os "reles" humanos e as super estrelas do futebol, não é assim tão grande. Pese embora, os ordenados surreais que esta malta, de outra galáxia, aufere ao fim de cada ano. O futebol jogado dentro de campo fala mais alto. Estou-me a referir, claro, à espécie de jogo que a nossa selecção de estrelas cintilantes realizou ontem contra uma selecção de senhores que se reúnem ao final do dia para dar uns toques na bola, e que ao fim de semana aproveitam para jogar contra os seus ídolos da TV. Esta selecção do Luxemburgo, composta por: serralheiros, electricistas, pintores, médicos, engenheiros...mostrou que, quando se entra em campo as contas bancárias ficam de fora, e que quando se tem humildade e realmente gosto pelo que se faz, até uma sandes de courato e um sumol de laranja valem a pena.
Vejamos, pelas minhas contas, em relação ao que as super estrelas  e a classe operária luxemburguesa ganham ao fim de cada ano, o jogo de ontem deveria ter acabado com um expressivo 9354550993774883249 - 2 e meio!!
Só para dizer com isto, que o futebol e outros desportos, são talvez responsáveis também pelo desequilíbrio financeiro que existe nas sociedades. Uma autêntica vergonha o que estas estrelas galácticas ganham por ano! Mas também não os culpo a eles, pois uma vez mais, os podres escorrem do topo para a base da hierarquia....já para não falar da moda dos sheiks e dos seus petrodólares!!!
Na minha opinião, o futebol já foi inventado há tanto tempo e é um desporto que vale pela sua simplicidade, o que se vê hoje nos estádios são jogos ostentação computorizados!
O futebol já não é um espectáculo, é uma slot machine de tão inflacionado que está!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O que o meu bigode veste


Mais um ano, mais uma Moda Lisboa!
Para mais informações sigam este link: http://www.facebook.com/pages/ModaLisboa/35530840554

O Bigode veste bem pah!!!!

O que o meu bigode ouve


Todos os dias de manhã entro no meu carro, com a esperança de que esse dia seja, ao menos, cinco segundos melhor que o anterior, pois é, confesso que ainda tenho este pensamento. O ritual repete-se diariamente, ligo o rádio e ponho a tocar um cd (Refused-the shape of punk to come), mas hoje não sei o que se passou, dei por mim a arriscar pelo que se passa nas rádios portuguesas, coisa que já não fazia à um bocado de tempo.
No posto 1:Xutos e Pontapés com o seu tradicional Contentores;
Posto 2: Jennifer Lopez com samples de uma música disco dos anos 90;
Posto 3: André Sardet com música de embalar meninos;
Posto 4: um tal de Gotye com voz de Ozzy;
Posto 5: Mafalda Veiga com uma musica de embalar o André Sardet...

"Put.......que......pari......!!!!" pensei eu, logo por volta das 8:30 da manhã. Realmente os meus primeiros minutos do dia até foram porreiros mas esta setlist do mais low cost music acabou comigo!

Depois pensei: "Espera lá...em cinco postos de rádios portuguesas é isto que passa?" "então e estamos em democracia? sim estamos! direito à liberdade? sim temos!e de escolha??já não é bem assim...
Mas ainda dei o benefício da dúvida: " cinco postos portugueses, onde três dão música portuguesa, espectáculo!"

Epah mas por muito que respeite os Xutos e todos os outros, o ouvinte não merece tal massacre de clichés de musicais que só de si já estão mais que cansadas...

Então e postos a passar música a sério?já nem digo estrangeira, até porque o valor está cá todo!não é preciso ser musicólogo.
Ora vejamos:
-Linda Martini
-Dead Combo
-Riding Pânico
-Paus
-If Lucy Fell
-Ornatos
-Men Eater
-Legendary Tiger Man
-Super Nada
...
Nem foi preciso puxar muito pela cabeça para encontrar um punhado de grandes bandas portuguesas, é assim tão difícil?

E que tal deixarem os portugueses escolherem aquilo que querem ouvir?e que tal um posto com estas características? "ahh mas isso não dá dinheiro", pois não! mas muitos destes tipos tocam por amor à música...
Resumindo: com este começo de dia ainda me doí o bigode!