Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Origem: Portugal Destino: Burlão (antigo Vigarista)


Já anteriormente vos tinha recomendado um programa do National Geographic, mas não resisti em voltar a fazê-lo.
Quando na TV nacional o tempo de antena , ao final da tarde, está reservado a novelas, o zapping passa a ser o melhor amigo do homem. E foi numa destas minhas incursões pelos canais de TV que um dia parei num canal, que só por si já é interessante, e houve um programa que me prendeu de imediato a atenção. Parou tudo a partir dali.
Refiro-me ao programa "Burlar Turistas", que veio substituir outro dos meus preferidos programas televisivos "Prisões Americanas". 
"Burlar Turistas" consiste no seguinte: partindo do princípio de que em todo o mundo existem burlões, um tipo irlandês decide explorar o lado obscuro dos principais pólos turísticos do mundo, entrando assim num mundo de carteiristas, vigaristas, vigários, pedófilos...ou seja, todo o tipo de burlas que se apresentam como o código de boas vindas a qualquer turista numa dessas cidades espalhadas pelo nosso planeta.
Este irlandês aventureiro, munido de tudo o que é último grito em espionagem, infiltra-se no seio deste submundo de economia paralela, arriscando muitas vezes a sua integridade física, para nos dar a conhecer o lado negro do turismo mundial.
Cada cidade tem o seu próprio ADN burlão, o que contribui para que, de um forma ilegal, se construam monopólios paralelos de todo o tipo de exploração dos recantos mais ínfimos de cada cidade.
Ontem, o episódio emitido foi-me particularmente sensível,  visto que se passava em Roma, local da minha última viagem ao estrangeiro. Como todos, também me deixei "embebedar" pela beleza da cidade, e ao ver todo o programa, ia soltando uns "ufs" (juro que não cheiravam mal) de alívio, porque estive tão perto, mas tão perto de determinadas situações similares às do programa... quem pense: "Ah eu já sei como aquilo funciona, não me deixo ser enganado" desengane-se! Até porque eu era um desses Xico Espertos, e vendo o que vi ontem e ter passado pelo que passei em Roma, fui um pardalinho que só não fui enganado por sorte. Tais vigarices estão de tal forma bem enredadas que, mesmo depois de ver o programa, qualquer mortal caía nelas.
Recomendo vivamente este programa, não só para perceberem como podem ser enganados, mas também para entenderem que por detrás de um roteiro turístico fenomenal vive um roteiro de máfia que gera milhões por ano, e milhares por dia...Parece fácil!
Deixo-vos o trailer:


Não se esqueçam de passar no site da NG para verificarem os horários de transmissão diária.

E se este Barão vos disser que vos anda a enganar desde o início deste blog? acreditam?
Se pensas que sim acabas-te de ser enganado. Tudo o que este bigode pensa e diz é verdadinha.
  

Nenhum comentário: