Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Carpe diem baby


Muitas vezes dou por mim preocupado com o que será do meu futuro. É certo que todos nós nos preocupamos com o nosso futuro. No entanto, vivemos na esperança de que ele seja muito longínquo.
De todas essas vezes, recordo-me de ter chegado a nenhuma conclusão. Ora penso em que tenho que ser ou fazer aquilo, este ano ou amanhã e, no fim, tudo acaba por acontecer ao contrário. Então para quê planear o futuro, se ele é incerto?
Sempre que penso no futuro sinto-me impotente e frustrado. Se não sei o dia de amanhã, porque hei-de eu estar a projectar algo que ainda vem depois de amanhã? Eu vivo o HOJE e não o amanhã!
Eu tentei, juro que tentei, mas nunca dei certo!
Então desisti, e dediquei-me a aproveitar o que de melhor o dia-a-dia tem para me oferecer, ou aquilo que de bom eu posso tirar dele. Tudo bem, podem dizer que eu já sei, mais ou menos, o que vai ser de mim amanhã, até porque todo o tipo de vida tem a sua rotina. Mas isto é tudo tão aleatório que numa fracção de segundo deixo de poder ir ali, para ter que ir acolá, ou deixo de fazer assim para fazer assado. E não estou a falar de coisas muito complexas, são apenas pequenos pormenores, como o ficar doente, começar a chover, perder o autocarro...já para não falar dessas tais coisas mais elaboradas, do tipo: ir a caminho do banco para pedir um empréstimo qualquer, e receber uma chamada, entretanto, a dizer que acabei de ganhar o euro milhões. O que faz, a partir dali, aquele empréstimo na minha vida? Acho que não me ficava em caminho afinal...
A vida é mesmo assim gente, por mais planos de médio-longo prazo que façamos, estes nunca nos vão servir de nada.
Depois disto, a velha máxima "Carpe Diem" passou a nortear a minha vida. Bem sei que existem pessoas que não concordam comigo, mas eu não sou daqueles que assegura o futuro, ou seja, fã de planos poupança-reforma.
Se sou feliz hoje, e desta forma, digam-me uma razão para me ter que chatear com o futuro. Se só a velhice me mete medo, pensar para lá do amanhã para mim já é estar a "barrar muita manteiga no pão".
Hoje: cuido de mim e das pessoas das quais gosto, dou graças por estar vivo, faço para que o amanhã seja apenas amanhã, preparo-me para daqui a 1 hora e nunca para daqui a um ano.
A vida tem-me ensinado a ser prudente, e isso reflecte-se também neste meu modo de pensar. Não sei se está correcto ou errado, mas é o meu!
Segundo a lenda, este bigode "colhe o dia" e tenta aproveitar  ao máximo cada momento. E assim, até hoje, tenho sido feliz!

Ainda têm dúvidas da minha forma de vida? então tomem lá:


Quem continua com dúvidas que levante o braço!


   

Nenhum comentário: