Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Lei Seca: beba como este Barão, até mais não...


Já vos dei conta da minha paixão pela série televisiva "Boardwalk Empire". 
Realmente quando uma série tem o dom de me absorver por completo, transformo-me num viciado autêntico, onde todos os valores passados pela mesma tornam-me numa personagem do elenco.
Como também já devem ter ouvido falar, a série passa-se em Atlantic City, nos anos 20, e tem como pano de fundo a introdução da Lei Seca nos EUA. Com esta proibição de consumo de álcool,  começaram a surgir os primeiros gangsters em torno do contrabando de bebidas alcoólicas,  principalmente de whisky, havendo destilarias caseiras em todas as esquinas e becos. Em "Boardwalk Empire", o copo de whisky é o figurante sempre presente.
Está justificado o meu crescente interesse por esta bebida cheia de misticismo e história? Afinal, homem que é homem é apreciador de whisky à séria. Eu estou apenas a começar, por isso perdoem-me os especialistas por qualquer comentário menos conseguido.
Cabe então a este Barão enunciar, em modo sugestão, um Top com alguns dos melhores whiskys de sempre. A tarefa não é fácil de certo, porque quem é um verdadeiro apreciador deste néctar milenar, é portador de um gosto muito sui generis e refinado.
Mas eu como sou corajoso vou arriscar a minha honra aqui.
Então cá segue o meu Top 10 de whiskys:

1 – Johnnie Walker Gold Label

Com 18 anos de envelhecimento, este Scotch Whisky Premium é composto por um blend único, com características requintadas e diferenciadas. É luxuoso e suave, com uma textura cremosa que o torna único na categoria. A água utilizada na sua composição, provém de uma fonte de onde se extrai ouro, fazendo com que o seu sabor seja único.

2 – Lagavulin 16 Year Old

Lagavulin 16 Anos, 43 % vol. apresenta uma cor âmbar e uma intensidade surpreendentemente baixa de aroma, com notas de conhaque, chocolate e flores de trevo.


3 – Glenrothes 1985

A última colheita remanescente já foi engarrafada. Um grande uísque, com notas de frutas secas e cascas de frutas, algumas picantes ou tânico ressecamento.


4 – Whisky Ballantines 21

Com maltes envelhecidos no mínimo 21 anos. Produzido em quantidades muito limitadas. Apresenta cor avermelhada-ouro e brilhante. Aroma com notas de mel, leve toque de maçã e flores. Paladar robusto, levemente adocicado de mel, leve toque de fumo, urze e especiarias. Final prolongado, com toques de Jerez seco.





5 – Old Pulteney 12 Year

Amadurecido inteiramente em barris de uísque de malte, o excelente Old Pulteney 12 Anos é a expressão definitiva na Velha família Pulteney. De cor âmbar profundo com tons de vermelho dourado, tem um aroma intenso e complexo e um paladar meio encorpado. O final é seco e suave, com notas de sal e xerez.

6 – Clynelish 14 Year Old

A sua textura torna-o um dos mais cremosos whiskys do mundo. Tem um acabamento ligeiramente metálico. Feito com lotes de frutas tropicais e um fio de fumaça.

7 – Auchentoshan 18 Year Old

Com aparência de cevada dourada do verão. O nariz é o tabaco em folha fresca, em seguida, doce com uma pitada de açúcar caramelizado, chá verde e amêndoas tostadas. Ao palato o primeiro tem uma frescura floral doce com açúcar de cevada, que gentilmente reflui para revelar um toque de tangerina que deixa o paladar vivo e actualizado.

8 – Asyla

Asyla é a nossa mistura de grãos e de uísque de malte. É um whisky elegante e acessível que sintetiza o estilo da casa Bússola Caixa de riqueza, doçura e maciez. É um whisky feito para beber ocasional, antes do jantar, ao ar livre. 

9 – Highland Park 18 Year

É um whisky excepcionalmente fino que se baseia no mundo. A sua reputação já e apreciada por Highland Park 12 Year, com carvalho maduro faz um malte verdadeiramente bom e gratificante.

10 – Black Label

Johnnie Walker Black Label é um destilado alcoólico de cevada germinada e grãos de cereais produzidos, combinados e engarrafados na Escócia. O seu carácter único e gosto suave provém do seu amadurecimento pelos 12 longos anos de envelhecimento. A marca Johnnie Walker existe desde 1920, e hoje é o whisky escocês mais vendido no mundo.

Devo referir também, que nesta lista cabiam alguns outros, caso claro do Sr. Johnnie Walker Blue Label, que é um dos melhores, com  toda a certeza.
Seja responsável como este Barão e beba com moderação! 





Nenhum comentário: