Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O derby dos velhos tempos


É com grande orgulho que vivo mais um dia de derby lisboeta, e do futebol português.
Longe vão os tempos em que as rumarias começavam pela manhã, carregando os tachos e as geleiras, e a invasão à segunda circular, ao fim de semana, era um momento digno de registo. A paixão era tal que o jogo parecia começar muito antes do apito inicial. Pessoas de todo o país, e até emigrantes, rumavam à capital para assistir àquele que era o jogo Rei do futebol português. Mesmo não havendo crise, o espírito deste jogo entre Sporting-Benfica, deixava para segundo plano todos os problemas da vida dos portugueses.
Nesses anos a magia era outra, o ambiente em torno do estádio também, as discussões clubísticas tinham o seu início semanas antes não tendo, no entanto, previsão para o seu fim. Até o horário do jogo era outro, algo que levava famílias inteiras ao estádio, e dava a entender aos senhores do futebol que Sportvs não faziam falta nenhuma. Para mim é este um dos grandes cancros do futebol português: o monopólio da Sportv, que o veio desvirtuar e retirar a alegria de assistir pela TV aos jogos do clube do coração do povo. A questão agora é outra: Ou se tem Sportv, ou se tem dinheiro para fazer o avio do mês!
Regressando ao tema que me trouxe até aqui, quero lembrar-vos do jogo de futebol que mais me fascinou, e que, sendo o primeiro que me lembro ver, bastou-me para perceber qual o desporto que iria praticar sem olhar a meios. Sem contar, com o facto de ter sido o único jogo de futebol, até hoje, que me fez chorar em frente à TV. Refiro-me ao célebre 3-6 da época 1993/94, para mim o melhor jogo de futebol de sempre, por diversos motivos.

A nitidez desta lembrança na minha memória é tal, que me recordo como se fosse hoje, de todos os pormenores do jogo. Dos onze iniciais, do árbitro, da marcha do resultado, de quem comentava o jogo, das substituições, e de me ver de joelhos em frente ao televisor a suplicar para que o meu Benfica passasse para a frente do marcador (algo que não foi nada fácil), de ainda ler mal, e dizer aos meus pais que o João Pinto era "médico" em vez de "médio", quando aparecia a informação do jogador no ecrã. Até saudades tenho dos saudosos anúncios da Robialac, que iam pintando a minha televisão sempre que dava uma repetição....
Até no futebol o "antigamente" soa muito melhor do que o "presentemente"!
Para quem na altura ainda não tinha noção do que era o futebol, ou simplesmente nunca viu estas imagens, aqui vos deixo, com alguma nostalgia e servindo de aquecimento para logo, um resumo deste derby que marcou a minha vida:



No arquivo VHS do Barão esta cassete tem um lugar muito especial!





Nenhum comentário: