Powered By Blogger

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Não é só o dinheiro que está mal distribuído neste país!!!


Todos nós já ficámos sensibilizados quando estivemos perante uma situação em que os direitos humanos, ou quando as necessidades básicas do ser humano estavam em falta. Este contexto é, sem dúvida, daqueles que nos deixam mais sensíveis em relação ao que se passa com os nossos semelhantes. Mas, na maior parte das vezes, são sensações momentâneas ligadas a certo tipo de reportagens televisivas, cenas de filmes, ou mesmo documentários sobre a vida do comum ser humano.
Sempre houve fome no planeta Terra, mesmo com todo este desenvolvimento. O que é mais normal quando pensamos em pessoas que passam necessidades, são os casos de doença e fome relacionados com países de 3º mundo, mais concretamente, países africanos. No entanto, estes contextos, muito por culpa do Homem, têm se vindo a alastrar um pouco por todo o globo, chegando mesmo a sítios que nunca se pensou poderem chegar. Mesmo que a democracia prevaleça nesses países. Por isso, quando alguém afirmou que "nunca morreu ninguém à fome num país democrático", não é bem assim...
Tudo isto para vos falar do que me aconteceu no sábado passado, quando seguia, todo bem disposto, para um concerto no Santiago Alquimista. Ao chegar ali à zona da casa dos bicos (actual museu Saramago), parei num semáforo, e reparei em duas carrinhas enormes com as portas de trás abertas onde dezenas de pessoas faziam fila com sacos na mão. Ao ver esta situação soube logo do que se tratava e o meu coração quase parava. Não, não vivo noutro planeta, e sei que esta prática acontece todos os dias, quando voluntários se dedicam à solidariedade e vão fazer roteiros da sopa dos pobres. O que me chocou não foi isso, mas sim o facto das pessoas que estavam na fila não serem sem abrigos (daqueles sujos e com mau aspecto que vivem debaixo do átrios dos prédios), ao invés eram pessoas que podiam muito bem ser o meu vizinho do lado, um meu ex professor, um funcionário público, ou mesmo um colega de faculdade...
No meio de tanto choque consegui perceber que eu podia ser uma daquelas pessoas! 
Vi pessoas normalíssimas, que deixaram a vergonha de lado pelo que pôr no prato. Ali estavam, esperando pela sua vez para que pudessem fazer aquela refeição, não chegando a casa de mãos a abanar.
Quando voltei a mim nem vontade tinha de ir a lugar algum. Nunca tinha presenciado esta situação, e por mais normal que seja, hoje em dia, é daquelas que nos fazem descer à realidade. Uma coisa é ver na TV outra é presenciá-la e olhar cara a cara para pessoas, como eu, que passam fome.
A revolta foi ainda maior na segunda-feira seguinte, quando assisto à notícia de que Portugal desperdiça um milhão de toneladas de alimentos por ano! Acham isto normal? Mas em que país vivemos nós?

O meu bigode tem vergonha dos bonecos que mandam nesta merda de país! 


Um comentário:

Anônimo disse...

me chamo pedro !!! e sou mais dentre muitos que não aguenta mais ver tanta robalheira no nosso país!!! muito bem colocado este seu desabafo, eutambem tenho vergonha dos sacanas que governam nosso país, dizem que nosso país está mudando, só esquecem de dizer que está mudando pra pior enquanto os cofris deles muam e mudam de pressa não sei se as pessoas achão certo mais eu não voto em nehum candidato pelo contrario eu sou contra as eleições, onde só vai eleger mais um pra roubar e fazer leis afavor dos desonestos!!!