Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Long Live Rock 'n' Roll nº7


Estou a passar por uma fase muito patriótica, pelo menos no que toca a novos horizontes musicais.
Ultimamente no meu ipod têm rodado, sem parar, bandas como Linda Martini, Men Eater, Black Bombaim, e outras bandas de rock português desta nova vaga de inspiração lusa. Mas descobri há pouco tempo uma banda que me tem enchido as medidas, fazendo-me lembrar a altura em que tive conhecimento da existência de Linda Martini, a sensação de prazer está a ser muito semelhante.
Falo-vos dos Balão Dirigível. Ainda não consegui descobrir se este nome é baseado em "Led Zepplin", mas se for o caso estão de parabéns!
Um quinteto alentejano compõe esta banda bem portuguesa, até porque escolheram, e bem, cantar na língua de Camões, o que é sempre um risco. Mas desta vez bem ganho.
Este projecto musical baseia-se numa vertente pós-punk ou altern/rock, como preferirem, com características que lhes valeram já enumeras comparações com bandas como At the Drive In. Realmente, esta comparação, a meu ver, foi muito bem sacada, contudo era injusto restringir o valor da banda, quanto à sua sonoridade, apenas a algo que já foi feito, até porque os Balão conseguem ser bastante originais. Afinal todos nós temos influências naquilo que fazemos.
Até à data, têm apenas um registo, um EP composto por quatro faixas, caracterizadas sobretudo pelo seu peso instrumental irrepreensível. As suas letras soltas, bem à imagem de Linda Martini, conferem-lhes mais conforto quando se canta em português.
Por isto mesmo, este Balão só pode ter um destino no seu trajecto aéreo: o infinito, voando bem bem alto.

Deixo-vos um exemplo de como este Balão voa bem além:

 

Se gostarem, ainda têm tempo de vê-los hoje (dia 6/12/12), pelas 22:30h no Bacalhoeiro, em Lisboa. O Barão vai lá estar com toda a certeza.

    


Nenhum comentário: