Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sonho ou realidade?


Hoje falo-vos de uma coisa que me tem vindo a intrigar de há um tempo para cá: os sonhos (ou pesadelos como quiserem).
Toda a gente sonha, toda a gente se lembra dos seus sonhos quando acorda, há quem atribua significados aos seus sonhos, há quem seja supersticioso a partir de uma experiência vivida num sonho, até há quem diga que consegue contactar com Deus através dos sonhos...
Pois bem, eu não sou nenhuma destas pessoas.
Quando era mais puto charila lembro-me de sonhar com muita regularidade e de me recordar tim-tim por tim-tim de tudo aquilo que se tinha passado, e de ir a correr contar aos meus companheiros de escola. Com o passar do tempo essa regularidade foi diminuindo, até que deixei de sonhar! 
É verdade, eu já não sonho há anos!
Muita gente me diz "ah, claro que sonhas, tu é que já não te lembras. Nós sonhamos sempre". Muito bem, até podem ter razão, mas então a minha memória é muito má. É que nem um pequeno flash de memória tenho. E também já houve alguém mais supersticioso que me disse que se eu já não sonho, há muito tempo, é porque noutra vida morri muito cedo. O que me deixa muito mais aliviado porque se estas coisas são para ter lógica, então nesta vida vou morrer bem velhote.
De facto, lembro-me de uma das últimas vezes que sonhei ter sido um dos piores. Sonhei que tinha levado um tiro e que tinha morrido, a dor foi tão real e traumatizante que, ainda hoje, é o único que me lembro. Se calhar foi assim que morri noutra vida, fugindo de alguém que me queria "limpar o sarampo". Devia ser uma rica peça devia...
Mas a sério, isto leva-me a pensar se serei uma pessoa normal, como todos vós que sonham enquanto dormem. Dizem que sonhar é bom, e que existem sonhos inesquecíveis que, de tão bons que são, a pessoa fica triste quando acorda.
Sei lá, sonhar que ganhei o Euro-milhões deve ser uma sensação fantástica, a par de sonhar que te envolves amorosamente com aquele/a celebridade de cinema que tão inatingível te parece e agora está ali nos teus braços a dizer que te ama...lolol. Então eu sou um desafortunado por não sonhar, mas porquê!!? Também quero sentir essas boas sensações mesmo estando a dormir. É pedir muito?
Depois penso que não sonho enquanto durmo porque talvez passe a maior parte do tempo em que estou acordado a sonhar. E digo-vos desde já que sonhar acordado é mil vezes melhor do que sonhar como vocês. Tenho a realidade mais à mão.
Contudo, continuo a não achar normal não sonhar.
Outra explicação que encontro para tal facto, é que estou tão cansado quando me vou deitar que não tenho tempo para esses privilégios, apenas descanso a sério. E também porque não sou, nem nunca fui de dormir muito, talvez por isso não tenho tempo para sonhar.
No fim das vossas vidas já imaginaram o tempo que perderam com a soma de todas as vossas horas de sono? Acabamos por viver apenas metade do tempo. (e os calões bem menos!!)

Já todos devem ter visto, mas nunca é demais tentar perceber um pouco mais sobre a complexidade dos sonhos:



Este Barão escreveu este post durante um sono profundo.

Nenhum comentário: