Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Long Live Rock 'n' Roll nº23


Ora bem,nunca vos aconteceu num determinado dia, a determinada hora, num determinado sítio, lembrarem-se daquela banda pela qual tinham tanta estima e apreciação, mas que por um ou outro motivo, foi sendo sepultada nos confins da vossa discoteca, e que de repente ganha nova alma e vos soa melhor que nunca?
Foi o que me aconteceu hoje algures no Bairro Alto...
Trata-se dos monstros do rock The Hellacopters. 


Mais uma das relíquias que a velhinha Europa tem para nos oferecer, mostrando que o velho continente também faz boa figura na cena musical roqueira.
The Hellacopters foram, sem dúvida, uma das principais bandas de Rock’n’Roll dos últimos anos. Sem magia, a banda foi conquistando fãs ao redor de todo o mundo.
O primeiro ensaio da banda ocorreu a 4 de Novembro de 1994 em Estocolmo, sendo apenas um "jam session". Inicialmente a banda era apenas um projecto à parte, levado a cabo por Nicke Andersson, na época, baterista e principal compositor do Entombed e Dregen, guitarrista do Backyard Babies, em conjunto com Kenny Håkansson (baixo) e Robert Eriksson (bateria), o que resultou no primeiro single "Killing Alan", em Janeiro de 1995, pelo próprio selo da banda, “Psychout”. Por curiosidade, este single foi gravado em apenas três sessões. 

Após gravar e lançar o single 1995, a banda assina com o selo da White Jazz Records e lança o seu primeiro álbum, "Supershitty to the Max". Após rodar incansavelmente e ganhar um Grammy Sueco,  os membros da banda decidem recrutar Anders Lindström (piano), pouco tempo antes de a banda fazer uma tour escandinava como banda de abertura do KISS, em 1997. Após o término desta, a banda lança "Payin’ the Dues". Devido ao repentino sucesso desta banda, Nicke deixa os Entombed, para se focar por inteiro nos Hellacopters.
Em meados de 1998, enquanto a banda fazia uma tour europeia, ao lado dos Gluecifer, Dregen deixa a banda para retornar à sua antiga banda, o Backyard Babies. 
Enquanto tocavam com guitarristas contratados, a banda fez 114 concertos em 18 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão. 
Em Setembro daquele mesmo ano, a banda lança o álbum "Grande Rock", com Lindström na segunda guitarra. Em 1999, a banda assina contrato com o guitarrista Robert Dahlqvist para completar a sua formação. Em Outubro de 2000, os Hellacopters juntam-se ao produtor Chips K., e lançam o álbum "High Visibility", que acaba por ser um estrondoso sucesso mundial. Este álbum foi o responsável por abrir as portas do sucesso à banda.
Após várias tours mundiais, a banda lança o álbum "By the Grace of God" de 2002, recebido com grande expectativa. 
Em 2005, lançam o álbum "Rock & Roll Is Dead".
Após o fim da tour do novo álbum,  o grupo preparou-se para entrar em estúdio e lançar um álbum novo, que tinha previsão de lançamento para o ano de 2007.
No dia 13 de Outubro de 2007 foi publicado no site oficial do grupo um texto de despedida, comunicando que a banda faria uma tour de despedida pela Europa, e em seguida acabaria. Alegam que as razões para a separação são pessoais, e o sétimo álbum de estúdio seria lançado em breve, como previsto.
Que saudades de Rock à séria:


O porquê do que é bom acabar sempre?




Nenhum comentário: