Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Long Live Rock 'n' Roll nº24


Alguém meu amigo, e que gosta tanto de música como eu, aconselhou-me, esta semana, a visualização de um filme sobre a história de um tal Sixto Rodriguez. Algo que eu acolhi com algum cepticismo, pelo facto de nunca antes ter ouvido falar daquele nome. E sinceramente era um nome que não me inspirava grande curiosidade, à partida. 
No entanto, a ideia ficou-me a remoer na cabeça, e quando se trata de boa música acompanhada de bons elogios de amigos sábios, não fui capaz de resistir e tive que piratear vergonhosamente o filme "Searching for Sugarman". Sugar Man que de resto, pelo que ficou conhecido Sixto no auge da sua carreira.
Também em poucos segundos de filme, fiquei com a impressão imediata de que se tratava de um músico a sério.
Sixto Díaz Rodríguez (conhecido também como Jesus Rodríguez) nasceu no dia 10 de Julho de 1942. Lançou dois álbuns no início dos anos 70 e realizou algumas tours pela Austrália. O seu trabalho pouco foi reconhecido no seu país natal (EUA), pelo que  veio a vingar na África do Sul, fazendo muito sucesso e tendo uma enorme influência na música local. 

A certa altura, foram espalhados diversos boatos sobre o seu suicídio. Na década de 90, um grupo de fãs do cantor conseguiu encontra-lo e descobriu que os rumores não passavam disso mesmo. Tal fez com que sua carreira musical renascesse. 

A sua vida foi alvo de um documentário lançado em 2012, “Searching for Sugar Man”, que foi importante para que sua história e música fossem difundidos na América. Entre os seus principais sucessos estão os hits “Crucify your mind” e “Sugar Man”.

A sua discografia abrange 11 álbuns, sendo dois de estúdio (Cold Fact e Coming from Reality), dois ao vivo (Rodríguez Alive e Live Fact), quatro compilações (After the Fact, At His Best, The Best of Rodriguez e Sugarman: The Best of Rodriguez), a banda sonora do seu documentário (Searching for Sugar Man) e duas regravações (Cold Fact e Coming from Reality).

Actualmente, nas TVs portugueses, Sixto vê a sua música "I Wonder" servir de banda sonora ao anuncio do Primavera Sound 2013. Quem ainda não ouviu e cantarolou isto algures?

  

Por fim, deixo-vos com o trailer deste excelente documentário sobre a controversa vida de Sugar Man:

 

Quando a qualidade está presente este Barão da-vos sempre um presente.

Nenhum comentário: