Powered By Blogger

terça-feira, 16 de abril de 2013

O Cosme tem sempre razão, mas ontem não!


Ontem foi dia de ir ao estádio ver o meu Benfica.
Como decidi à própria da hora, apenas consegui bilhete para o último local que escolheria para ver o jogo: atrás do banco do Benfica...Mas como sou um confesso apreciador dos sistemas tácticos e movimentações das duas equipas dentro do campo, até nem me pareceu assim tão mau aquele lugar. Pelo menos à partida.
Quando cheguei o inevitável aconteceu. Vi-me rodeado daqueles benfiquistas castiços à antiga, com bigode e fato de treino a rigor. Para qualquer lado que olha-se lá estavam eles a debitar bitaites até as veias do pescoço começarem a pedir socorro. Isto era o esperado, mas o que me tramou ainda mais foi ficar imediatamente atrás de um casal de benfiquistas que cheirava a lareira de uma forma como nunca tinha cheirado na vida. Foi como se estive-se numa prova de fumeiros em Lamego num destes dias santos.
Passei mal, mas desde logo percebi que aquele local, que eu tanto evito no Estádio da Luz, era uma espécie de santuário de treinadores de bancada, que a qualquer pestanejar do seu ídolo Jorge Jesus tinham sempre alguma na manga (ou melhor, na ponta da língua), algo que se fazia ecoar um pouco por todo o piso 0.
Juro que nunca me tinha sentido tão deslocado naquele contexto, porque como todos os que me conhecem sabem, assistir a um jogo de futebol para mim é como se o mundo que me rodeia fizesse parte de outra galáxia. Não oiço nada à minha volta a não ser o jogo, tal qual mulher fã de novela brasileira. Mas ontem foi-me impossível de todo!
Acreditam que tive que ir à pouco a um site desportivo para saber ao certo o resultado final do jogo!?? Tal era o meu estado de espírito ontem...
Outra das conclusões que tiro sempre que volto do estádio, é que 99% das pessoas que lá estavam, estavam para aliviarem o stress acumulado. E que as mesmas 99% não percebem nada de um jogo que se chama futebol. Faz-me lembrar um pouco as vezes que vou ao casino e me meto a olhar para o pessoal que joga poker....sei quem está a ganhar e a perder mas não faço ideia de como se joga aquilo.
Será que em todos os estádios do mundo isto acontece? É que a maior parte da malta vai para ali fazer tudo menos ver o jogo, pelo simples facto de não o perceberem. 
Este desporto move massas, e na Europa é o desporto Rei sem dúvida, contudo este contra-censo deixa-me confuso. Claro que nem todos somos obrigados a perceber o futebol como um jogador ou treinador, mas convínhamos, se o futebol para mim fosse apenas quando a minha equipa ganha...É que muitos nem se aperceberam ontem, de que o Benfica estava a jogar contra uma das melhores equipas deste país. Tacticamente irrepressível, e era isso que eu  queria ter apreciado, mas não me foi possível.

Enfim, talvez esta falta de cultura futebolística faça falta neste mundo, porque como em todos os assuntos da vida existem sempre sempre os experts, para que depois hajam os leigos e se deixem subordinar...

Nenhum comentário: