Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O bigode do Damião tem razão


Como já toda a gente sabe, o futebol é uma prática cheia de particularidades e manias. 
Eu que tenho alguns anos deste desporto, já dei conta de expressões, tiques, linguagens, comportamentos e estados de espírito ligados ao desporto rei. Mas, todos estes anos, houve um acto ao qual nunca consegui atribuir um significado, e como tal etiquetá-lo nos meandros do futebol.
Tudo isto só é possível ser alvo de observação e avaliação em pleno contexto de jogo ao vivo, de outra forma é impossível (tal como várias espécies animais só se mostram aos estudiosos no seu habitat).
Pois bem, aqui passa-se o seguinte: nas várias vezes que vou ver o meu glorioso, é prática recorrente calhar sentar-me ao lado de grupos de amigos, casais, ou famílias completas...até aqui tudo normal. Mas é o comportamento desta malta, cada vez que a sua equipa faz golo, que me tem vindo a intrigar. Eu normalmente, salto e festejo efusivamente sozinho os golos do meu glorioso, mas estas pessoas não...saltam sim senhor, mas logo de seguida, abraçam o amigo, beijam a namorada, levantam o filho ao ar (que não ta nem aí para o que se passa fora do ecrã da psp), até já vi amigos a beijarem-se...
Pensei, pensei, pensei, mas continuo sem perceber o que se passa com esta gente. Falei com pessoas mais velhas e, pelos vistos, este comportamento já está enraizado há muitos anos nos estádios, seja qual for o país ou equipa. Revi a cassete do derby lisboeta dos 3-6 e quando filmavam as pessoas a festejar nas bancadas lá estava tal coisa...juro que não entendo. Para mim, o festejo de um golo da minha equipa é um acto pessoal, um momento a sós (tal como a ida ao WC), não me venham agarrar e dar beijinhos quando estou a defecar!!!
Não condeno quem o faça, que pelo que me tenho apercebido, é a maioria, mas não entendo o porquê...será que é porque os jogadores também se agarraram nos festejos? então se é, quero começar a ver pessoas nas bancadas a dar mortais tal e qual Fernando Couto.
Depois, de certeza que quando chegam a casa não têm uma demonstração de afecto tão elevada, ou quando amigos vão beber um copo e um já está mais que meia carga e quer abraçar o outro, que está de carro e sóbrio, parece mal porque é um comportamento gay...mas nos estádios de futebol não!!
No basquetebol, andebol, voleibol, xadrês, cricket, horseball, ou natação as pessoas não festejam como se lhes desse uma momentânea vontade de abraçar e beijar o mundo...

reparem do que vos falo:

(mas porque é que o indivíduo teve que mostrar afecto com o rabo deste senhor??)


Há coisas que fazem parte do bigode do Damião, mas esta não!

   

Nenhum comentário: