Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Porque todos já tivemos o nosso...


Porque todos nós já tivemos o nosso, o primeiro dia de aulas é "aquele" dia mágico das nossas vidas, que passa de uma forma tão estranha e ambígua, que à distância temporal de largos anos, parece uma coisa de outras andanças. E foi!
Hoje é oficialmente o primeiro dia de aulas para uns, e de regresso para outros. 
O meu foi há sensivelmente 23 anos atrás. Lembro-me de não ter dormido na noite antes, pois pela primeira vez na minha vida, experimentava sentimentos menos bons, casos de nervosismo, ansiedade, medo...afinal aproximava-se o dia mais importante da minha vida, à data. Não sei se vocês conseguem explicar o que sentiram naquele dia ao acordar, ao chegar a um sítio estranho, ao ver os vossos futuros colegas, ao conhecer a vossa professor/a, ao se sentarem naquela que seria a vossa secretária por muito tempo, e que vos ia pôr à prova constantemente. Eu cá não sei explicar. Apenas lembro-me de ter aterrado num planeta que não era o meu. Talvez uma excursão humana a Marte exteriorize igual sentimento.
Mal sabia eu que aquele dia era apenas o começo de uma bonita história de amizade, companheirismo e cumplicidade, entre cerca de 20 alunos, que se desenrolou durante 9 anos seguidos, e que ainda se sente hoje. Foram aquelas as pessoas que me ajudaram, em parte, a ser aquilo que sou hoje, porque naquela época eu era um pouco diferente do que sou hoje...para não dizer muito. 
Assim, a sala 1 da Escola do Centro no Cartaxo foi a minha primeira incubadora social e intelectual. Depois, tive a sorte também, de ter como professora, durante quatro anos, uma senhora extremamente humana e profissional na hora de passar o seu conhecimento. Foi o único caso na minha vida onde aquele velho lema "quanto mais me bates, mais gosto de ti", faz sentido. 
A partir daquele dia, todos os outros (de regresso às aulas) eram como que o dia mais importante do ano. A expectativa aumentava, não para saber quem ia ser o novo membro da turma, mas sim para saber qual o meu número e a letra correspondente à turma. Sem contar com o facto de ter pertencido à turma das meninas mais bonitas do Cartaxo, com as quais todos os outros alunos criam travar "amizade"...
Uma das imagens que guardo com mais carinho, e para sempre, era a da minha querida bisavó preparar-me uma sandes de queijo fresco, todas as manhãs, acompanhada de um sumo Compal, e levar-me pela mão na viagem até ao portão da escola. Ida e volta, porque quando o toque final se fazia soar, lá estava aquele anjinho à minha espera, encostada àquele portão verde escuro.
Hoje não sei, mas naquele tempo o nosso entusiasmo de ir para a escola era tal, que todos sem excepção, assim que nos despedia-mos de quem nos deixava no portão da escola, dava-mos uma corrida enérgica e trapalhona (a contar com o balanço das recheadas mochilas) até chegarmos ao seio dos nossos amigos e colegas.
Naquele tempo, a inconsciência e ingenuidade inerentes à idade, não nos permitia perceber o significado daqueles momentos. Hoje, é a própria vida de "crescido" que nos elucida que aqueles tempos foram, sem dúvida, os melhores das nossas vidas...
Que saudosismo me acordou hoje!!    

Nenhum comentário: