Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"O estrangeiro" a minha próxima escolha


Muito tempo depois, devido a uma relação nada consensual com a obra "O Senhor dos Anéis", cujo último livro tem lutado contra mim num desesperante folhear de página, eis que, finalmente, começa a surgir uma luz ao fundo do túnel e o fim está à vista. Sendo sincero, nunca antes um livro me custara tanto a terminar.
Posto isto, já defini o meu próximo alvo. Depois de sondar o mercado, decidi-me por um dos maiores clássicos de sempre da história da literatura contemporânea.
Falo-vos de "O Estrangeiro" de Albert Camus, prémio Nobel da literatura.
Apresentando: "L'Étranger" (em português "O estrangeiro") é o mais famoso romance do escritor Albert Camus. A obra foi lançada em 1942, tendo sido traduzida em mais de quarenta línguas e recebido uma adaptação cinematográfica realizada por Luchino Visconti, em 1967.
Fazendo parte do "ciclo do absurdo" de Camus, o romance foi traduzido em quarenta línguas e uma adaptação cinematográfica foi realizada por Luchino Visconti em 1967.
Resumindo: O romance conta a história de um narrador-personagem, Meursault, um homem íntegro que então comete um assassinato e é julgado por esse acto. A acção desenrola-se na Argélia, na época em que ainda era colónia francesa, país onde Camus viveu grande parte da sua vida.
Quanto a mim, sinto já uma enorme responsabilidade por ter optado por esta obra. Ouvi dizer que é um livro para adultos. Será que já reúno todos os requisitos para poder tirar 100% proveito do que o livro me tem para dar? A ver vamos.
Depois dou-vos o meu parecer.
Se alguém já o tiver lido, também agradeço o feed-back! 

Nenhum comentário: