Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

THRASHIN'


Existem coisas que nos marcam em certa altura da nossa vida, às quais não sabemos atribuir o devido significado. Apenas mais tarde, anos passados, percebemos o porquê de algo nos ter marcado tanto até hoje, definindo, muitas vezes, grande parte da nossa personalidade e forme de encarar a vida.
No meu caso, enquanto criança, desde cedo que os desenhos animados não me enchiam as medidas, prontificando-me a gritar pela minha mãe para que esta fosse comigo ao videoclube, ou metesse aquela cassete VHS com os meus filmes preferidos. Entre eles está aquele que, por ventura, mais dores de cabeça deu à minha progenitora. Até porque, para ela, ou se jogava à bola ou se andava de skate!
Trata-se, por isso, de um dos filmes da minha infância.
Apresento-vos o clássico "Thrashin'".


Quem não sabe do que falo de certeza que teve uma infância triste e pouco prazerosa. Afinal, quem não se lembra daqueles minutos iniciais em que o sonho de Corey nos leva à loucura com "Corey! Corey! Corey!".
Este filme podia muito bem ter estreado ontem ou hoje, devido à temática intemporal dos amantes do skate e da vida juvenil, onde não existem barreiras para a diversão. Foi também o meu primeiro contacto com os Red Hot Chili Peppers, que mal sabia eu quem eram, e só o descobri muitos anos depois. 
Quanto ao filme, fala-nos, basicamente, da luta entre dois gangues de skaters da californianos, dos anos 80, que disputavam entre si a hegemonia das ruas. Com destaque para os "Locals" e para os temidos "Daggers" chefiados por Hook. O enredo passa-se em torno da história de amor entre um local e a irmã de Hook, algo que apenas se resolve na derradeira e vertiginosa competição.
Este filme consegue açambarcar tudo o que um filme do género deve ter: skaters famosos, boa música, Vans oldskool, wild riders, e um espírito inspirador.    
Para a maior parte do pessoal dos anos oitenta, "Thrashin" foi e vai continuar a ser uma referência, numa altura em que não havia nada sobre skate que chegasse a Portugal, este filme apresentou o skate à malta e fez com que aparecessem muitos daggers em Portugal.
Não acredito que nunca viram isto:


Lembro-me perfeitamente que guardava um amor platónico pela Chrissy!! Acho que o vejo todos os anos por causa disso!!
Só o que não fazia era a mínima ideia que este filme entraria na minha vida, de um momento para o outro, de forma tão repentina e intensa...Passados todos estes anos, e seguindo sempre a sua história como inspiração e como estilo de vida, este filme pode estar prestes a mudar a minha vida!!!
O entusiasmo não pára de aumentar. 
Que tudo corra pelo melhor!!! 

Nenhum comentário: