Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Fitness Low cost


Hoje fala-se de estilos de vida saudáveis, e de desporto de improviso.
Amante de desporto confesso, e completamente viciado, se depende-se de mim os ginásios estariam todos às moscas. 
Puxo este tema de conversa, porque muitos amigos me questionam o que faço para estar em forma. Respondo sempre com a mais pura das verdades: de semana tenho atenção e faço uma alimentação saudável e equilibrada, e ao fim de semana como de olhos fechados; faço muito desporto; bebo muita água...tudo isto sem recorrer aos convencionais ginásios!! Esta parte eles não acreditam, mas volto a dizer que é a mais pura das verdades. Há mais de um ano que não ponho os pés num ginásio, e agora que me habituei a treinar ao ar livre, sem acessórios, aproveitando o que a paisagem tem para me oferecer, e utilizando apenas, e exclusivamente, o meu peso corporal, não quero outra coisa!!!
Deste modo, imaginem o que poupo em dinheiro e tempo, obtendo os mesmos resultados, senão melhores.
O importante é estar atento ao que nos rodeia, e puxar pela imaginação na hora de treinar. Eu por exemplo, tenho há vários meses, um programa de treino semanal, todo ele baseado no improviso e no que o contexto de open air tem para me oferecer. Cada dia da semana corresponde a um treino, que nunca ultrapassa os 50 minutos, todos diferentes e cada um com o seu objectivo. Tudo tendo por base algumas técnicas de Crossfit, misturando: explosão, força, resistência, cardio, velocidade, intensidade e técnica. 
Reunindo isto, acreditem que 50 minutos vai parecer um abrir e fechar de olhos! Já convidei alguns amigos que treinam em ginásios, e que trabalham com altos pesos, e ao treinarem comigo, apenas com o peso do seu corpo, ao fim de 20 minutos desistem...
Devia já ter referido o facto de não ser nenhum profissional, apenas sou um confesso amante do desporto e vou estando atento à sua evolução. Por isto, não esperem uma linguagem muito técnica da coisa.
Essa coisa de trabalhar dois grupos musculares por dia, é algo completamente arcaico. Assim, todos os dias trabalho tudo!
Como moro numa zona porreira, com bastantes espaços verdes, tenho mais facilidade em alterar o meu treino previsto por qualquer imprevisto, como por exemplo, as condições climatéricas ou pragas de melgas que infestam a relva (meio que mais utilizo). Assim sendo, utilizo:
  • ramos das árvores - core, elevações, trabalho isométrico
  • escadas - coordenação, técnica, velocidade, cardio, resistência, força dos membros inferiores
  • pisos de relva com e sem inclinação - força, explosão, técnica, resistência, velocidade, forças combinadas
  • ferros que servem para prender as bicicletas - força, resistência, forças combinadas
  • mesas e bancos de pique-niques - pliometria;
  • bancos de jardim - reforço muscular, trabalho isométrico e dinâmico
  • etc.
Depois, como todo o tipo de treino, à medida que o tempo passa, vais-te superando através da introdução de novas técnicas e adaptações àquilo que fazias anteriormente.
Ainda duvidas? Convido-te a vir treinar um dia comigo de manhã. Agora, se o teu objectivo é ficar tipo boneco da Michelin, esquece tudo o que disse antes!
Não esquecer que este não é um tipo de treino exclusivo para homens, bem pelo contrário. 

Nenhum comentário: