Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Que cromos!!


Tenho o orgulho de afirmar que fui uma criança extremamente feliz, como tudo o que isso implica.
Como todas crianças felizes deste portugal, fui eu também um tremendo viciado em cadernetas de cromos. 
Sendo sincero, não tenho muitas recordações das minhas colecções, mas numa limpeza de baú. na casa dos meus pais, lá estava com ar velhinho e usado, a famosa primeira caderneta de cromos que completei na minha vida, com ar de quem precisava de uns minutos de atenção! 
E eu não resisti.
As páginas (quase papiros) foram sendo desfolhadas por mim com enorme cuidado, tal qual arqueólogo acabado de encontrar um tesouro enormíssimo.
À medida que a ia desfolhando, as recordações começaram a despontar como flores na primavera. Belos tempos, em que poupava no dinheiro do lanche para, ao fim de cada dia, comprar algumas saquetas de cromos, na esperança de ser o primeiro dos meus amigos a completar a caderneta. 
Hoje, lembro-me de ter sido uma criança frustrada sempre que me saiam os malditos cromos repetidos!! De resto, o meu maço de repetidos era quase tão alto como as pernas das mesas em que eu me sentava a colá-los. Ahhh!! essa parte era o auge...o momento em que te sai aquele cromo tão esperado, e que tu com toda a delicadeza do mundo colas naquele quadradinho solitário!! 
Afinal a Panini sempre soube como me fazer feliz.
Os intervalos das aulas eram uma espécie de assembleias gerais de coleccionadores de cromos. Ali as regras eram semelhantes ao mercado negro, e resumia-se a uma simples regra: valia tudo para conseguires aquele cromo!
No entanto, ainda hoje guardo na memória um dos momentos mais traumáticos da minha infância. O momento em que o meu jogador preferido me saiu (João Pinto), o que me faria completar o meu glorioso, colando o único cromo brilhante naquela página sedenta do seu número 8. 
Este devia ter ficado como um dos episódios mais importantes (positivamente falando) de todo o meu tempo de petiz. Mas não! No momento de abrir a saqueta de cromos, o meu querido João Pinto (brilhante) foi completamente dilacerado por mim, como se se trata-se do Jorge Costa, de quem já tinha 20 pá troca!! 
Nem é bom lembrar-me disto...(neste momento as lágrimas escorrem-me pela cara, porque me lembrei que o meu ídolo de infância foi um traidor).
Ainda no que toca ao folheio da minha caderneta de cromos de futebol da época 94/95, dei por mim num fartote ao deparar com as carinhas larocas que me foram aparecendo. Querem exemplos não é?
Se prometerem que não se riem... 
Conhecem algum?

[Paulo+Bento.jpg]
[Vitor+Baía.jpg]
[Deco.jpg]
[Fonseca.jpg]
[Sérgio+Marquês.jpg]
[Pedro+Emanuel.jpg]
[Ricardo+Carvalho.jpg]

Se calhar é melhor ficar-me por aqui não é?
Espero que um dia volte a comprar dezenas de saquetas de cromos deste tipo, mas não para mim!!
Deste Barão saudosista!
  

Nenhum comentário: