Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Long Live Rock 'n' Roll nº42


A minha paixão por música instrumental (post rock) cresce de dia para dia.
Não só por culpa das influências de Linda Martini, mas principalmente por ser aquele tipo de som que me concede viagens a sítios que nunca pensei ir, mesmo sem pagar bilhete.
Hoje vou-vos falar da primeira banda do género que ouvi, e que continua a ter um lugar especial na minha discoteca e ipod.
Apresento-vos os grandes Mogwai.


Uma das principais bandas do chamado post-rock (rótulo criado nos anos 90 para definir a música complexa e experimental de grupos como Slint, Tortoise, entre outros), os Mogwai nasceram na cidade de Glasgow, na Escócia, por Stuart Braithwaite (guitarra–vocal), Dominic Aitchison (baixo–guitarra), Martin Bulloch (bateria) e John Cummings (guitarra).
Como curisidade, o nome da banda tem origem nos personagens Mogwai, do filme Gremlins.
O primeiro disco do grupo foi a compilação "Ten Rapid", lançada em 1997, reunindo os primeiros singles da banda. No primeiro álbum de estúdio, "Young Team", os Mogwai contaram com um membro temporário, o Brendan O'Hare (ex-Teenage Fanclub).
No álbum seguinte, "Come on Die Young", lançado em 1999, Barry Burns (teclados – guitarra) ocupou o lugar deixado por Brendan O'Hare, tornando-se oficialmente o quinto integrante da banda.
"Happy Songs for Happy People", um álbum com título no mínimo irónico, foi lançado em 2003. Na sequência saiu "Mr Beast", em 2006. E ainda nesse ano, os Mogwai compuseram a banda sonora do documentário "Zidane: A 21st Century Portrait", filme sobre o jogador francês de futebol Zinedine Zidane.
Em 2008, a banda lançou o álbum "The Hawk Is Howling", que de resto marcou o meu primeiro contacto com a banda. Dois anos depois, saiu o primeiro disco ao vivo do grupo, "Special Moves", em CD/DVD.
Depois de um longo período tendo os seus discos lançados nos EUA pela Matador Records, em 2010 a banda "rasgou o contrato" com essa editora e assinou com a Sub Pop. No ano seguinte saiu "Hardcore Will Never Die, But You Will", o sétimo álbum de estúdio do Mogwai, e na minha humilde opinião, o melhor da banda.
Fica um miminho:

Estes senhores já estiveram em Portugal e deram sempre grandes concertos. Para quando o próximo?




Nenhum comentário: