Powered By Blogger

terça-feira, 30 de julho de 2013

"Se isto é um homem" Para ler e crescer!


Lembram-se do post sobre uma indecisão minha em relação ao próximo livro a ler?
Pois bem, decidi optar por um bestseller mundial, um clássico da literatura moderna, que tem como autor um dos maiores talentos de sempre da literatura italiana moderna, Primo Levi.
A sua obra "Se isto é um homem", cativou-me pelo tema, pela crítica especializada, mas principalmente por ser um diário pessoal, sobre factos vividos, na primeira pessoa, no campo de concentração de Auschwitz.
Esta minha escolha, logo na primeira página, mostrou-se a mais correcta. Nunca tinha lido algo deste género. 
Um livro que nos transporta para a realidade que relata, e que nos suga a vestir a pele de Levi nesta fase da sua "vida". É daqueles livros que à medida que se vai lendo, vai-nos abstraindo de tudo o que nos rodeia, e leva-nos a questionar a nossa condição humana actual.
Depois de ler este livro sinto que sou uma pessoa mais íntegra e completa, pelos valores que consegui retirar dele. Principalmente, em relação à visão que tenho dos meus semelhantes, bem como de mim mesmo.
Posso afirmar que li um pouco sobre a vida de um homem que, em certa altura, não o foi. E damos nós importância a coisas tão supérfluas...
Era exactamente um livro deste género que eu procurava.
Não esperem uma história cor-de-rosa, nem bonita. Esperem sim, uma história de vida ultra-didáctica.
A naturalidade com que Levi descreve os seus dias no inferno é de uma intensidade e fluidez incompreensível para um simples mortal como eu. No entanto, é tanta a coisa boa que este livro nos transmite que quase que somos capazes de nos reduzir à sua semelhança, quanto à sua condição misere de encarar a realidade em que o autor estive inserido.
Mas não me alongo mais. Aproveito apenas para sugerir vivamente esta obra para quem procura adicionar pontos positivos à sua personalidade, porque nunca é de mais crescer...

Este Barão (de 0 a 10), pontua este livro com um justo 9! 

Nenhum comentário: