Powered By Blogger

terça-feira, 16 de julho de 2013

Não viste?? Então ainda não podes morrer...


Se tiver a ser muito chato com esta coisa dos grandes filmes que tenho andado a ver, digam por favor. Porque eu não resisti mais uma vez...
Desta vez é daqueles que vou levar comigo para a cova.
Tinha este filme guardado no meu disco há largos e largos anos, mas como era coreano, e em coreano, nunca foi das minhas prioridades e acabou por se conformar a ser apenas mais um entre dezenas. 
Um dos maiores erros da minha vida cinematográfica!
Chama-se "Oldboy", tem um "humilde" 8.4 no IMDB (no qual está entre os melhores 85 filmes da história!!) pelo menos para mim, não tem qualquer estrela no cast, remonta a 2003, e foi vencedor de enúmeros prémios das academias espalhadas um pouco por todo o mundo.
Mas este filme vale muito, mas muito mais que isto!
Ao fim de 15 minutos de filme o choque de ser falado em coreano morre pelo brilhantismo e hipnotismo que este nos concerne. É dos poucos filmes que me levou a suster a respiração durante quase 120 minutos, pela intensidade, crueldade, e loucura que transmite. É também daqueles que nos parecem extremamente estranho no início e depois apresenta-nos um fim épico. E quando pensas que está terminado algo acontece ainda.
O argumento é só sensacional!
Só por isto passou a ser um dos meus filmes preferidos de sempre. Uma autêntica obra-prima e um hino ao cinema. Mostra que existe muito cinema de qualidade para além de Hollywood.
Não se deixem levar pelo trailer:


No fim cheguei à conclusão de que se fosse um filme americano teria ganho todos os Oscars para que estivesse nomeado, sendo um filme de referência para a maior parte do público. Assim, por não o ser, ainda tem mais valor. Aqui não existem estrelas cintilantes, nem jogadas vastíssimas de publicidade. Só existe QUALIDADE AO MAIS ALTO NÍVEL!!
Hoje mesmo, andei a pesquisar mais coisas em torno deste filme, e qual não foi o meu espanto (mas controlado, devido ao óbvio) que Hollywood prepara-se para estrear, em Outubro deste ano, pelas mãos de Spike Lee, um remake desta obra. Já vi o trailer e não me soube a nada, porque já vi o original e sei do que falo. E cheira-me que pelo cast, a dimensão do remake não serve, de maneira alguma, como homenagem ao original. Mas esperemos para ver!
Este Barão obriga-vos a ver este filme. Peço-vos mesmo por favor!
Depois digam algo... 
  

Nenhum comentário: