Powered By Blogger

terça-feira, 2 de julho de 2013

Num limbo literário


Já faz tempo que li o meu último livro. Não por falta de tempo ou vontade, antes por uma tremenda indecisão na hora de saber qual o próximo.
Desta vez estou bastante exigente, quero algo que me faça devorar páginas como se o amanhã nunca viesse a suceder ao hoje. Queria "aquele" livro, que quando terminasse, me levasse a ir contar aos quatro cantos do mundo que o tinha lido. No meio disto tudo, também não queria uma fantasia, nem uma ficção muito desmedida. Prefiro algo mais humano e possível, que consiga transmitir muito mais que um simples raciocínio interpretativo. Algo que me conseguisse tornar uma pessoa mais culpa e coesa através dos seus pensamentos.
Semana após semana, a entrar nas livrarias numa prospecção intensiva, mas nunca decisiva, ao que parece consegui reduzir a minha indecisão a dois títulos.
São eles: 

 

Fala da experiência mais pura que um homem pode ter tido num campo de concentração nazi, em plena 2ª Guerra Mundial. Como um dos meus filmes preferidos é "O rapaz do pijama às riscas" penso que se este for o escolhido será uma mais valia para a minha pessoa.


Porque não vi o filme, este título está em tudo o que é top prestigiado de livros ao nível mundial. Passa-se noutra das minhas épocas preferidas, a fazer lembrar uma das minha séries de eleição "Boardwalk Empire". Nos inícios do séc. passado, é uma das poucas histórias em que o amor não vence. Já para não falar  de que é um dos livros de sugestão para a formação escolar no 12º ano. Por isto, parece-me que posso crescer com este livro.

Outros ficaram de fora, mas cada vez que me lembro deles tendo a voltar ao limbo das indecisões. Assim, por agora, vou decidir entre estes dois. Com a certeza de que vou ler os dois, apenas não sei por onde começar...
Este Barão também aceita sugestões, dentro destes parâmetros. Obrigado!

Nenhum comentário: