Powered By Blogger

sábado, 6 de julho de 2013

Long Live Rock 'n' Roll nº33


Raios partam a minha memória.
Dia após dia, tenho andado para escrever sobre a banda de hoje, mas por um motivo ou outro, só me lembrei de o fazer agora mesmo. O que normalmente merecia alguma auto-flagelação da minha parte porque são um produto que cujos nomes envolvidos, bem como a sua história, não deixam dúvidas de que temos aqui qualidade acima da média.
Hoje quero falar-vos um pouco de uma banda que me tem enchido os ouvidos de tempos a tempos, e que repesco do meu baú sempre que estou numa travessia do deserto em relação ao rock de qualidade. Tratam-se dos saudosos Sparta!


Os Sparta são uma banda americana de rock alternativo de El Paso, Texas, formada em 2001. Jim Ward (vocalista / guitarrista) e Tony Hajjar (baterista) eram ex-integrantes da banda At the Drive-In (agora já percebem de onde vem a qualidade de que vos falei acima?). Keeley Davis (guitarrista) era vocalista da banda Engine Down.
Com a ruptura entre os membros de At the Drive In, e o consequente fim da banda, os seus seguidores esperaram o pior. Mas, em 2001, surge-lhes uma lufada de ar fresco, com o anuncio do nascimento dos Sparta, que continuavam na senda anterior, mas com a falta de Omar e Cedric...
O risco era enorme para a nova banda, porque tomar a posição de ATDI afigurava-se uma tarefa quase impossível.
Em 2002, editam o primeiro álbum "Wiretap Scars" que veio pôr a nu a continuação da sonoridade da anterior banda, com a qualidade que se esperava. O seu segundo álbum, e talvez aquele que mais sucesso teve entre os seguidores da banda, intitulou-se "Porcelain" de 2004. Em 2006 "Threes" vê a luz do dia, e confirma que a banda esta em óptima forma apostando no underground em torno da fusão entre o punk/rock/hardcore.
Destacaram-se também nos seus gigs, onde não olhavam a meios para despender de toda a sua energia e contagiar o seu público com as suas letras fortes e uma simbiose bruta entre o simples que o rock tem para oferecer. Um desses concertos mais badalados foi em  2004 no La Zona Rosa. 
Fizeram do rock directo o seu trunfo. E ganharam!
Entre 2008 e 2011, Ward resolveu mergulhar este projecto num hiato para reflectir sobre o passado, presente e futuro, o que levou a que muitos pensassem que a banda nunca mais voltaria a tocar junta. Em Agosto de 2011, foi o próprio Ward quem publicou no seu blog "Sparta are awake".
Boas notícias, que em Maio deste ano lançaram a sua primeira música em seis anos "Chemical Feel". Que de resto, aqui vos deixo para audição:

 

Neste momento, diz-se que estão em estúdio a preparar um novo trabalho sob um enorme secretismo. Esperemos que sim, já que não dão concertos há quase dois anos.

Vá lá Ward desenrasca lá mais um álbum para este Barão fazer aquele headbanging maravilha!


Nenhum comentário: