Powered By Blogger

terça-feira, 19 de março de 2013

Pai, há só um!


Antes de mais, feliz dia do Pai.
Se já o és parabéns! 
Se ainda andas a treinar, que nunca te falte!
Se pensas vir a ser, aguarda mais uns anos!
Se não o és por opção, tomas-te a opção errada!
Este Barão ainda não é pai, mas como todo o homem que se preze, deseja muito um dia vir a ser. Os pais que conheço, incluindo o meu, transportam no rosto qualquer coisa que só quem o é sabe descrever.
Ser pai, a meu ver, é ser um exemplo de vida. E essa é das tarefas mais privilegiadas do mundo. Mas ser um modelo a seguir não é tarefa fácil, porque os filhos tendem a absorver tudo, mas mesmo tudo, aquilo que o pai vive. Será sem sombra de dúvidas o papel mais importante da vida de um homem.
Até quando olhamos para os seres vivos, na sua maioria, podemos observar, que por mais insignificante que seja a espécie, a relação paterna é sempre como que uma relação "âncora" para o filho. O progenitor tem sempre um papel de guia prático na vida, muito mais prático do que a mãe.
Quero com isto dizer que a relação pai-filho/a, ao contrário da relação mãe-filho, tende a ser baseada nas demonstrações práticas de como se deve agir em determinada circunstância da vida.
A mãe é talvez a imagem mais teórica da coisa. Aquela que mexe com os sentimentos mais íntimos do filho/a, aquela que lhe transmite, sem serem precisas acções, todo o tipo de bons sentimentos. 
O pai é visto pelo filho/a como um guião a ter debaixo do braço para sempre. Afinal, quantos de vocês nunca disse: "Epah mas o meu pai faz assim".
Explicado o meu ponto de vista, gostaria de escrever ainda que o "Dia do Pai", deve ser muito mais intenso para quem não o tem.
Por isso, este é o dia de relembrar o nosso pai. Não sendo diferente de nenhum dos outros, tem muito mais impacto nas pessoas que, por um motivo ou outro, são órfãs do seu exemplo de vida masculino.
Como eu sou um felizardo, mando um forte abraço ao meu Super Pai. Obrigado!

Sabem qual é a melhor coisa que um pai pode ouvir de um filho?
"Quando for grande quero ser como o meu pai"

Este Barão vai fazer de tudo para ouvir isto um dia...




Nenhum comentário: