Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de março de 2014

Ténis, sneakers, sapatilhas, vícios e adições!


Hoje falo de adições. Quem não as tem que manda a primeira pedra.
Eu tenho várias, e todas elas vão desaguar sempre no mesmo contexto. E desta vez o suspeito do costume são os irresistíveis ténis.
Desde muito cedo, esta minha paixão (ou vício) pelo calçado, nomeadamente por ténis, começou por fazer doer (e de que maneira) a carteira dos meus pais. Centenas de viagens a Lisboa e Vila Franca para comprar aquele par que ninguém tinha, e que depois toda a gente iria invejar. Esse era o objectivo: ter sempre os mais populares da escola.
Quanto a marcas, deixando de lado as centenas que foram para o lixo com esperança média de vida de 3 semanas, resta-me iniciar a minha adição pelo que calço, desde que comecei a olhar e cuidar dos meus ténis como se de uma parte de mim se tratasse. Sempre imaculados, tive desde os saudosos Reef e AirWalk, passando pelos tradicionais All Star e Vans, largando a nota por DVS, DcShoes...acabando mais recentemente com New Balance, Gravis e Volta. Na minha sapateira tenho pelo menos um exemplar de cada um destes últimos, sendo que à data de hoje detenho 14 pares de ténis que ainda uso, e dos quais tenho a maior vaidade. Sempre ordenados por tipos ou marcas, são um motivo de orgulho enorme!
Afinal, a meu ver, os ténis são aquele acessório de define e demarca, logo à partida, quem somos. É talvez o acessório de moda que mais reflecte a personalidade de quem os calça.
Ultimamente, muito por culpa da Gravis, New Balance e Volta, serem marcas das quais já tenho tudo o que gosto, e pela oferta também não ser muito vasta, andei uns tempos à nora, sem saber ao certo qual seria o meu passo seguinte. Até que vim a descobrir que ele esteve sempre ali, bem debaixo do meu nariz, um clássico e meu velho amigo, que em tempos já me tinha levado a passear, e que me deixou um dia sem deixar rasto.
Falo-vos da minha redescoberta da marca Vans. Depois de tantos anos, a marca californiana, que eu pensava esgotar-se pelos tradicionais modelos dos putos, apresenta todo um universo obscuro para o simples mortal, mas também fascinante para quem tem a astúcia de a descobrir. Assim, renasceu um novo amor nos meus pés. 
Só para terem uma noção (igual à que eu não tinha) em Portugal a Vans apenas vende cerca de 30% da sua colecção total. O senso comum apenas se apercebe dos modelos que toda a gente usa, existindo depois todo um universo de modelos exclusivos e edições especiais de ténis, que nada têm que ver com o resto da colecção mais brejeira. Deste modo, posso afirmar que muito recentemente fui conhecer a "galinha do ovos de ouro" da marca californiana, galinha essa que se paga a preço de ouro. E assim, passa a ser a minha carteira a chorar.
O bom gosto e a qualidade são ponto de honra, em ténis que são feitos totalmente à mão (especializada), que apresentam designes elaborados por parceiros de renome mundial, dos quais eu destaco o japonês Taka Hayashi. Ténis que me enchem as medidas!
Como já disse, a oferta é enorme neste universo premium da Vans, sendo que eu tenho tido alguma dificuldade na hora de clicar para comprar (visto que apenas existem no estrangeiro). Acontece que a semana passada me chegaram aos pés esta pequena delícia:


Procurava uns sapatos para o Verão há já algum tempo, e qual não foi o meu espanto que a tão menos óbvia Vans, a par com Hayashi, tinha uns perfeitos para mim! Assim que vi a caixa e comecei a abri-la, notei logo que se tratava de qualquer coisa muito especial, até porque parecia a caixa de uma jóia, cheia de acessórios e mariquices.
Agora, o problema disto, é que continuo a ter apenas dois pés e mais uma mão cheia de novas opções de futuro. 
Clínicas de reabilitação para esta adição, existem em Portugal, ou também vou ter que comprar no estrangeiro?? 
   

Nenhum comentário: