Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de março de 2014

Long Live Rock 'n' Roll nº49


Hoje, quando acordei uma música não me largava a cabeça. Tudo normal até aqui. Acontecesse-me montes de vezes tal coisa, sendo que sou um enorme consumidor de música. Mas desta vez, fora todas as outras, não entendi o porquê daquela música. Aquela música que já não ouvia, sei lá...já nem me lembro, mas sei que foi há vários anos.
Depois a minha rotina matinal foi toda ela feita numa correria, na pressa de chegar ao carro e colocar aquela tal música a rodar no meu rádio, como se de um toxicodependente ressacado se tratasse. Carreguei no "play" e uma sensação de êxtase tomou conta de mim, a juntar ao Sol que brilhava.
Pode parecer-vos um pouco estranho eu colocar aqui um post destes, mas este espaço é essencialmente reservado à música de qualidade. E este é um caso gritante disso.
Falo-vos de O Rappa!


Definindo: 
O Rappa é uma banda brasileira conhecida pelas suas letras de forte impacto social. O seu estilo não está exactamente definido, nem mesmo pela própria banda. Embora seja de início principalmente reggae e rock, a banda também incorporou elementos de sambarap e MPB. Um dos seus maiores sucessos, a faixa "Pescador de Ilusões", composta pelo baterista do grupo na época, Marcelo Yuka, tornou-se sucesso no CD em que foi lançada primeiramente, "Rappa Mundi", e novamente no Acústico MTV de 2005, com o refrão "Valeu a pena, valeu a pena"
O mesmo feito de popularidade veio com a canção "Me Deixa", também de Marcelo Yuka. Em 2005 foi lançado o Acústico MTV, no qual a banda resgata alguns sucessos e outras canções nem tão famosas, do primeiro ao último disco lançado na época, e introduz duas canções inéditas: uma feita especialmente para o Acústico"Na frente do Reto" - e outra que entraria em "O Silêncio que Precede o Esporro" - "Não perca as crianças de vista" - mas ficou de fora da lista de canções. 
O Rappa já vendeu, contando com álbuns de estúdio, ao vivo, álbuns de video, singles, Ep's e etc, mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.
No que me toca, Marcelo Falcão (vocalista) e companhia, marcaram uma fase da minha adolescência, muito por culpa desse álbum acústico para a MTV, que ouvi milhares de vezes naquele que foi o rádio do meu primeiro carro (Peugeot 106 xt, estás no meu coração onde quer que estejas). 
A energia positiva que transmite esta banda, a mim cativa-me, mas é muito mais que isso, porque a banda está repleta de excelentes músicos, o que torna a secção instrumental fascinante.
Posso mesmo dizer que nessa fase Falcão foi mesmo o meu herói, não só pela música, mas muito mais por ter o descaramento de namorar a Débora Seco durante anos e anos. Safado!
Depois, falando com amigos brasileiros, percebi que a banda e Falcão, têm uma moral tremenda em todo o Brasil, e principalmente na sua cidade RJ, onde não podem sair à rua sem serem adorados pelo povo.
O engraçado é que, depois de tantos anos sem ouvir esta banda, fui à procura de saber o que seriam deles, e qual não foi a minha surpresa ao saber que lançaram um álbum em 2013 "Nunca tem Fim", do qual destaco este "Anjos", que me hipnotizou à primeira audição:



Foi assim o meu dia auditivo de hoje.


Nenhum comentário: