Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Selfies e afins!


A humanidade tem esta tendência incessante de me surpreender. Eu, que sou um verdadeiro conservador dos velhos tempos. A mim que me comove a forma como as pessoas se banalizam...
Como é mais que sabido, as selfies estão na ordem do dia. Não há ninguém que não tenho feito este ritual dos novos tempos. Afinal, tudo se resume a demonstrar ao mundo o nosso dia-a-dia, como somos bonitos e temos belos corpos, como somos gulosos, por onde andamos, o que compramos...tudo indica o caminho do Big Brother consentido e da auto-valorização. O escancarar da porta da nossa privacidade. O fim da milenar regateirice.
As redes sociais hoje, possibilitam e surgem como plataformas de alavancagem para o aumento da auto-estima, mesmo que esta muitas e muitas vezes tenha um tom brejeiro e descabido. Assim, lutar por um elogio já não faz sentido quando somos nós próprios que temos a capacidade de nos auto-elogiarmos. Tudo se tornou tão mais simples e fácil, quando carregando num botão somos como estrelas de TV, onde o elogio ou o desdém são separados por um "like" que nos enche o ego até transbordar. A ideia é mais ou menos esta: "Oh bolas, hoje ainda não dei conta de mim ao mundo!". 
Acaba por ser uma forma de dizermos a toda a gente que estamos vivos e estamos sentados em cima de um poleiro à espera que aplaudam.
Não censuro nada disto, mas falta-me por vezes compreensão para tentar perceber o porquê destes gestos tão insignificantes poderem significar tanto para tão boa gente. Realmente é mais prático, quando queremos mostrar aquele álbum de fotografias das férias a um amigo, e ele teve a possibilidade de o ver em directo. Existem casos em que dá quase para adivinhar o que a pessoa em questão vai fazer a seguir...é banal!
A meu ver os selfies mais engraçados e justificados são aqueles que não se resumem à egocentricidade do indivíduo, mas sim os que conseguem captar momentos ou contextos de realização colectiva.
O ridículo a que isto chegou começou na rainha dos selfies, Kim Kardashian, que não satisfeita com a popularidade da sua sextape caseira, decide diariamente que a sua cara já toda a gente está farta de ver, logo agora é vez que dar protagonismo ao seu... rabo!

 

Ok, nós homens agradecemos Kim, mas sabes que depois as outras mulheres também o querem fazer, o que pode ser perigoso. Esta moda de fotografar o rabo parece estar agora a chegar a Portugal, pelo que se espera um Verão repleto de nádegas.
Enfim, é o mundo em que vivemos, onde todos têm finalmente os seus 5 minutos de fama. Eu cá penso seriamente em começar a dar fama ao meu dedo mindinho do pé esquerdo. Acho que já merece depois de tantos anos a levar com os outros quatro dedos em cima.

Só não consigo muito bem perceber ainda uma coisa que me corroí o cérebro de tanto insistir: Como é que uma pessoa que está a dormir consegue tirar uma foto a si própria???
O verdadeiro enigma dos nossos dias...
    

Nenhum comentário: