Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Quando uma omelete pode ser sushi


O post de hoje marca o meu regresso como Chef. Barão, e às grandes jantaradas de sushi aqui em casa entre amigos. Por isto, ao contrário do que podem pensar por não estarem convidados, este post não se direcciona exclusivamente ao meu grupo restrito de sortudos amigos e amigas. Muito para além disso, destina-se a todos os amantes de sushi em geral, porque hoje vou-vos falar de uma coisa comestível que o comum amante de sushi nunca sentiu passar no estreito.
Quem realmente aprecia e é conhecedor da comida tradicional japonesa, que vai muito para além do famoso sushi, percebe o que a palavra tamago (omelete japonesa) pode significar. 
Eu sou um dos sortudos que já teve o prazer de comer e aprender a fazer esta sublime iguaria nipónica. Mas a minha história com esta omelete não é a mais romântica, no entanto, teve um final feliz como podem ler de seguida.
Aquando da minha incursão pelo mundo da cozinha japonesa, que durou mais ou menos 6 meses, um dos separadores de aprendizagem (lá mais para o final do curso) consistia em confeccionar quentes, onde a até então desconhecida tamago estava inserida. Digo-vos desde já, que foi talvez o maior desafio e obstáculo de todo o curso. 
Na parte teórica que antecedeu a prática, foi-nos explicado que este era o ponto diferenciador de se ser realmente um sushiman de qualidade. A maior parte dos sushimans que laboram um pouco por todo o Portugal não faz ideia do que se trata, ou como se faz correctamente. A receita é mais ou menos consensual, a maior dificuldade é acertar na textura e no formato da omelete, que serve no sushi como um ponto de requinte. (a maior parte dos restaurantes japoneses que conheço e que têm esta iguaria, compram-na já pré-confeccionada, apenas a precisar de um calorzito).
Pois bem, voltando a mim, durou uma semana até conseguir acertar na mouche. Dezenas de ovos depois, deu-me um "click" que me serviu como ponto de diferenciação dos restantes alunos. Afinal, fui o primeiro a conseguir fazer a verdadeira omelete japonesa, da forma tradicional, o que me permitiu fazer apenas uma por dia e passar o restante tempo a dar aulas de omeletes aos meus colegas, ensinando-lhe o meu truque. 
Resultado: todos passaram com distinção na avaliação, e eu ainda almocei umas vezes à pála.
O mais interessante disto tudo, é que, desde então, nunca mais fiz nada do género, porque realmente em Portugal não se têm o hábito de fazer a omelete. Contudo, foi-nos transmitido logo que nos melhores restaurantes japoneses mundiais, era a primeira coisa que exigiam a um sushiman, como teste.
Quase dois anos depois, não sei porquê, a próxima sexta-feira marca a estreia deste pecado na mesa dos amigos do Barão. Com certeza que será uma agradável surpresa, porque duvido que tal estirpe de gente já tenha tido a oportunidade e o prazer de comer algo do género. Assim, se estás convidado e me estás a ler, aviso-te que a tua vida vai mudar após a ingestão da famosa tamago!



Como acompanhamento, entrada, nigiri, maki ou em fatias finas esta é daquelas coisas que toda a gente deveria comer antes de morrer. Se estás a pensar nisso entra em contacto comigo.

PS: Ah, quase me esquecia. A maior parte de vocês deve estar a perguntar "Então mas este gajo agora está a querer ensinar-me a fazer omeletes? Uma coisa que até um ser de 5 anos já sabe fazer!!??"
Pois...é feito com dois pauzinhos!!!!!!!


Nenhum comentário: