Powered By Blogger

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Surf com cavalos a mais


Sensibilizado por um post do meu amigo Bernardo, acerca deste assunto, decidi explorar mais uma vez os avanços da tecnologia. Desta vez é o tradicional surf que parece ter os dias contados, muito por culpa de uma nova modalidade, em tudo similar ao tradicional, mas que apresenta mais adrenalina concedida por mais, muito mais cavalagem.
Já antes tinham ouvido falar no JET SURF? Não, pois não? É normal, estamos em Portugal...
Resumindo, o Jet Surf consiste basicamente no seguinte: uma prancha teoricamente comum, mas acoplada a um propulsor de dois tempos. “Acredito que era o que faltava na área náutica, uma prancha com motor muito leve, que pesa só 15kg e não precisa de lancha, como o esqui aquático, nem de um lugar específico para guardar, como acontece com o jet ski”, compara o praticante Augusto Hughes.
Este desporto foi criado pelo engenheiro checo Martin Sula, um apaixonado por carros e motas, que trabalhou na Fórmula 1 e na Moto GP, e, há dois anos, decidiu fabricar um brinquedo cheio de velocidade para as águas. “Sula presenteou pilotos como Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen e Vitaly Petrov com protótipos e estes participaram no primeiro campeonato da modalidade”, conta o empresário Augusto Hughes. 
De referir ainda, para termos uma noção do nosso atraso, que no Brasil já existem campeonatos da modalidade.
Estas competições são semelhantes às de snowboard, tendo um percurso aquático cheio de obstáculos a transpor, o que requer muita coragem e perícia por parte do surfista, visto que em linha recta estas pranchas podem chegar aos 53 km/h. A vantagem é que não necessita de ondas, pode ser praticado em flat.
Deixo-vos este pequeno video demonstrativo:



Já vos estou a ver a entupir o OLX e Custo Justo, com as vossas carcaças velhas, para daqui a 10 anos apostarem nestas novas pranchas motorizadas em Portugal. 
Boa sorte!

Nenhum comentário: