Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

"Onde é que estavas no 11 de Setembro de 2001?"


Faz hoje 12 anos que a História da humanidade recomeçou com uma nova Era. 
É esta data, "11 de Setembro de 2001", que se encarregou de iniciar um novo capítulo neste livro chamado mundo. Não fomos nós que a escolhemos de certo, encarregou-se o destino dessa mesma tarefa...
Este foi aquele dia que ninguém, vivo e ciente, jamais se esquecerá para o resto da sua vida. Tal o impacto que este virar de página teve em Nós. Um marco triste na nossa passagem pelo mundo.
Eu não fujo à regra. Este dia ficará para sempre na minha memória. O dia em que o mundo ficou mais feio. Ou o dia em que deixou de ser tão belo (como prefiro dizer).
Neste dia, era eu ainda um puto estúpido, lembro-me de ser o dia mais feliz da minha vida de estudante. As aulas tinham acabado de recomeçar. Era semana de apresentações, e eu ficara a saber que todos os meus melhores amigos eram da minha turma. Aiii, que saudades daquela terrível turma de Desporto, de 10º ano da Escola Secundária do Cartaxo. Estavam todos lá, aqueles que costumava ver apenas à noite aquando dos pontapés na bola, agora faziam parte da minha vida quase 24h por dia. 
Certo que a cabeça nesse dia era repleta de entusiasmo e euforia. Algo que me levou, desde logo, a convidar todos esses meus compinchas para almoçar na minha casa (só mais uma forma de prolongar a paródia). Algo a que estes acederam de imediato, pois todos partilhávamos os mesmos sentimentos de alegria. Imaginem que poderiam escolher, à vontade, todos os vossos colegas de turma...não seria tão perfeito!
Recordo-me que viajamos da escola até ao Lidl, a fim de comprar aquele almoço bem típico: massas de pacote, lasanhas e hambúrgueres pré-feitos! Não sobrou quase nada!!
Mas o repasto calórico foi antecedido por um dos momentos mais marcantes da minha vida.
Ao ligar a TV, a imagem de um "prédio" a arder era o que estava a dar em todos os canais. Lembro-me de dizer "Mas está a dar um filme a estas horas (11:30)??". Nada mais errado.
Posso dizer que minutos depois aquele "filme" atingia o ponto mais cruel, quando em directo, vi um avião chocar com a segunda torre. E minutos mais tarde as torres desabarem! 
A fome já não foi a mesma, a euforia esfumou-se, a alegria foi substituída pelo medo, os hambúrgueres ficaram a meio (menos o do David), e ali aqueles instantes transportariam as vidas daqueles putos para a estaca zero.
Era o início de uma nova Era.
Quem nunca ouviu os mais velhos proferirem tal expressão "Onde estavas no 25 de Abril de 1974?". Pois bem, eu sou da geração que perguntará aos seus filhos e netos "Onde estavas no 11 de Setembro de 2001?"
Foram estas as imagens que foram acompanhadas por fast-food do Lidl, no dia 11 de Setembro de 2001:


Como alguém alguma vez disse: "O Homem é o lobo do Homem"(Hobbes). E todos nós, a partir deste momento, passamos, quer queiramos ou não, a olhar para o nosso semelhante de lado.
Parece que foi ontem...



Nenhum comentário: