Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O estranho caso do gelado guloso

Existe uma história um pouco sombria, e ao mesmo tempo misteriosa, na minha vida. Nada de especial. 
No entanto, é algo que me persegue há já alguns anos, sendo minha infelicidade não ser cidadão americano pois já teria pedido uma ordem de restrição espacial ao tribunal. Como não sou, resta-me viver o resto dos meus dias com uma sombra tentadora atrás de mim.
Como todo o comum mortal, adoro gelado. Seja inverno ou verão, é uma das minhas guloseimas preferidas. Claro que adoro os gelados da Santini, Haagen-Dazs, os caseiros, e os clássicos cornetos, magnuns, perna de pau...mas num ano já longínquo tive uma experiência de 1º grau com um gelado que marcou a minha vida até hoje.
E quem diria que iria ser a velhinha Viennetta a pregar-me esse momento?
Mas foi. Com uma nova edição, a Viennetta Biscoito e Caramelo  veio revolucionar o meu estatuto de pessoa pouco gulosa e que facilmente resiste às tentações gastronómicas. Nesse Verão os meus fins de dia eram uma romaria ao congelador para usufruir daquela sensação gelada. Era diferente de todos dos gelados que tinha comido até à data. A combinação perfeita entre o estaladiço caramelo e a super crocante bolacha, é de uma pessoa morrer de prazer.
Para mim, o grande ponto forte deste gelado é de facto a deliciosa bolacha crocante, que sustenta toda a Viennetta. De tão boa que é há que ter um minucioso critério de degustação, deixando-a sozinha e solitária para um momento a sós, olhos nos olhos, no fim. 
Alguém tem a receita desta bolacha por favor?
Certo dia desse mesmo Verão esta Viennetta desapareceu misteriosamente do mercado, o que me levou às lágrimas dias a fio. Tal qual um carocho, vasculhei todas as superfícies comerciais e nada...a informação que davam é que tinha saído do mercado por ser uma edição limitada. Como é possível?
Vivi os 5 anos seguidos com água na boca na hora de a adoçar, mas por mais gelados de top que ingerisse nada me fazia esquecer aquela humilde Viennetta. Foi o meu único amor de Verão.
Até um profissional da Olá me dizer que esse gelado nunca tinha existido...começava o mistério. Pesadelos sucediam-se com esta Viennetta.
A semana passada que passei em Portimão, levou-me a acreditar em fantasmas. Numa sessão de abastecimento de dispensa semanal, no Continente, lá estava ela novamente a derreter-se por mim. Não pensei duas vezes e levei-a comigo. Pensava que ia ser só minha durante aquela semana, mas parece que em apenas 10 minutos atraiu mais fãs lá em casa do que eu esperava. Mas reacendeu a paixão que tinha hibernado no meu coração.
Urgentemente, corri para ligar para a loja que me tinha fornecido no Verão anteriormente citado, onde a pessoa se prontificou desde logo a encomendar com o tal profissional da Olá. Aguardei contacto para confirmar a minha felicidade e ele surgiu em poucas horas. Mas num sentido fantasmagórico. O Sr. Olá, que trabalha na Olá à algumas dezenas de anos, afirmou que tal Viennetta já tinha desaparecido do mercado há séculos...Pânico!!
Será que ando a sonhar acordado?
Será que tenho que ir ao Algarve para viver o meu sonho novamente?

Este Barão precisa de ajuda...

Um comentário:

Carol disse...

Não sou de intrigas mas esta em promoção no continente...a 1,24€...
PS: não tenho comissão por isso qualquer donativo é bem vindo e por donativo refiro-me a uma caixa