Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Festa para mim só na...capital!


"Lá vai Lisboa de arquinho e balão..."
Até que enfim que a minha terra emprestada dá sinais de vivacidade simplória.
Durante todo este mês de Junho, e como todos os anos, a festa instala-se por toda a cidade de Lisboa. Dos bairros mais tradicionais da cidade, aos mais finos. Por isso, pobres e ricos encontram-se para comer umas sardinhas, e umas bifanas sem olhar a meios, quebrando todos os tabus que possam existir. 
Noites bem regadas é o que se adivinha. E os espaços nocturnos da capital só saem a lucrar com isso, pois, de uma forma mais informal, e até em alguns casos, pimba aproveitam o andamento nocturno da cidade!
Agora mais formal:
Todos os anos, a partir do começo da primavera e até ao começo do outono, Lisboa inteira vira festa. Celebrações que além de diversão, pretendem motivar a reflexão sobre a importância das raízes culturais, dos rituais e da convivência. Os pontos altos são as comemorações dos dias Santos, especialmente o dia 12 de Junho, dia de Santo António, padroeiro da cidade.
Muitas actividades são realizadas na rua, como festivais de teatro de fantoches, concertos, desfiles, e as famosas "marchas" de cada bairro, entre outras. Os lugares emblemáticos da cidade também recebem espectáculos, como a Festa do Fado que tradicionalmente acontece no Castelo de São Jorge, ou os Festivas de Cinema, que se realizam no Cinema São Jorge.
Muito resumidamente é isto. Para mais informações, clica no seguinte link, e vê todas a tuas dúvidas ir por água a baixo.
Agora fala o Barão conselheiro: Se estás a pensar ir aos santos, esquece o carro, esquece o metro, esquece os autocarros, e tenta um táxi (bem mais precioso e raro numa noite como esta), senão arriscas-te a chegar a casa no outro dia de manhã, desidratado e sem solas dos sapatos...
Pelo menos foi assim a minha única experiência de noite de Santos até hoje. Sabem o que é ir a pé, depois de umas valentes horas em cima de ti próprio, do Castelo a Xabrégas, às 5 da manhã, onde finalmente descobri um táxi disponível? 
Não desejo isto ao pior inimigo...mas festa é festa! 


Nenhum comentário: