Powered By Blogger

terça-feira, 4 de junho de 2013

A vertente mais deliciosa do sushi - by Chef Barão


Os fãs são cada vez mais, a fome também, o prazer aumenta, a água não para de crescer na boca, e o sushi livrai-nos do mal, ámen!
Este é apenas mais um post sobre esta arte, que se massifica, pelo mundo fora, a cada dia que passa.
Eu como sushiman, perdi um pouco do prazer e vontade que tinha em ingerir sushi, tantas eram as peças de sushi que fazia por dia. Hoje, que já não faço disto vida diária, o meu apetite nipónico parece voltar a ser aquilo que era. Mas o que mudou e não existe forma reversiva é ganhar coragem para ir comer sushi a um restaurante. Aliás, desde que sou sushiman, nunca mais consegui comer sushi feito por outra pessoa, talvez porque já estagiei num restaurante e sei como funcionam as coisas, e para mais, o sushi mexe com alimentos crus, logo todos os cuidados são poucos!
Mas, não ganhem medo por estas minhas palavras.
No entanto, a verdadeira razão de ser deste post prende-se com a minha maior paixão em relação ao sushi, e aquela que passou impune por todas as vicissitudes citadas acima. Pelo contrário, essa minha paixão e desejo continua a crescer, a contar pelos enumeros que comi em 6 dias...quem sabe, uns 20!!
Apresento-vos o meu maior prazer em comer sushi: TEMAKI!


Tradicionalmente, o Temaki (sushi enrolado à mão, ou Temaki Zushi) é tido como a entrada perfeita para uma refeição, e requer pouco trabalho pela parte do sushiman. Mas para mim é muito mais que apenas uma entrada. Pode ser perfeitamente entrada, saída e reentrada. 
Este tipo de sushi, permite ao sushiman elaborar o seu próprio temaki, conforme a sua imaginação gastronómica. A meu ver, é possível fazer um temaki igual a qualquer rolo. O que é extremamente interessante num jantar de amigos, porque o sushiman pode reunir os seus convidados em volta da mesa, com este noum dos topos, e tudo o que precisa disposto à sua frente, indo fazendo temakis à medida que os seus convidados lhe vão pedindo. Tipo discos pedidos, tão a ver!?
Outra grande vantagem é que o sushiman pode fazer a refeição ao mesmo tempo que os seus convidados. E ainda, como é uma coisa que vem para a nossa mão, mais ou menos, de 5 em 5 minutos, não existe aquele perigo dos buffets em que os convidados parecem abutres, enchendo a pança em poucos minutos. O temaki permite uma refeição mais tranquila, mais prazerosa, menos stressante para todos, onde as conversas e a interacção entre amigos é o ponto de referência.
Como este tipo de refeição se faz em círculo, começando numa ponta da mesa e acabando na outra, para depois recomeçar novamente, existem pessoas como eu capazes de virar uns 12!
Deixo-vos um pequeno video demonstrativo de como se faz um temaki. No entanto, devo dizer que cada sushiman tem o seu truque:


Uma dica importantíssima que vos deixo: nunca comam um temaki que já está feito há algum tempo. O temaki é para ser ingerido logo após a sua confecção, pois com o tempo a alga perde aquele estalido ao trincar, tão prazeroso.

Sexta há surpresas para alguns felizardos com bigode!
  

Nenhum comentário: