Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de junho de 2013

É tão bom, não foi??


Ora bem, este post direcciona-se principalmente à rapaziada que se apaixona facilmente por espécies de músicos criados pelos media, e que depois, de um momento para o outro, ou quase por magia, desaparecem sem deixar rasto e deixam os fãs agarrados.
Sem dúvida que o mundo do espectáculo é um mundo cão, no entanto, nós público, temos que perceber quando um artista que seguimos tem realmente valor ou foi apenas um capricho musical, produzido ás três pancadas para gerar lucro muito pontualmente. 
Sei que quando somos jovens, ou quando nos rendemos a ouvir aquilo que nos oferecem, esta pode ser uma tarefa ingrata, porque a explosão mediática daquele artista ou banda de que tanto gostam é apenas "show off", ou pólvora seca, ou até música low cost. 
Caracterizo isto desta forma porque quando esses artistas ou bandas estão na mó de cima, os seus responsáveis, de bolsos cheios, fazem crer ao leigo ouvinte que aquilo é do melhor que já se fez. Conseguindo transformar os ouvintes mais "limitados" em presas fáceis,  e escravos da sua música. O que leva à criação de autênticas legiões de fãs por esse mundo fora.
Pois a meu ver, na verdade este é o lado mais obscuro da música e do mundo do espectáculo, mas sempre foi assim. Criam-se projectos apenas para sobreviverem um par de anos, depois como a qualidade não é muita, o sonho de todos aqueles fãs morre!
Agora que já sou mais crescidinho, reparo que geração após de geração, teve as suas bandas e modas musicais de veneração. Bandas e artistas esses que agora repousam à sombra daquilo que fizeram durante dois anos. Esses mesmos paus mandados, têm a consciência clara de que por terem uma carinha laroca, ou um corpinho danone, ou ainda uma atitude rebelde, foram eleitos como artistas low cost descartáveis por parte da industria musical.
O pior de tudo é que normalmente este feitiço musical leva milhões de jovens às lágrimas, a deterem problemas psicológicos, e a agirem como se o amanhã nunca chegasse. Crêem que aquele artista é imortal e que os vai acompanhar para o resto da vida. Nada mais falso minha gente!
Pensei comigo: Se até as maiores/melhores bandas e artistas do mundo, um dia acabam para o espectáculo...agora imaginem os vossos ídolos low cost...
Sem crer puxar muito pela memória, lembro-me que na minha adolescência houve um "boom" de boys-bands. Lembram-se?
E agora malta, quem sabe o que é feito dos "Backstreet Boys", "Take That", "Spice Girls", "Nsync"...aposto que nem onde estão os vossos posters já se lembram!! 
Ainda numa tentativa da indústria não as deixar morrer, foram surgindo pontualmente alguns outros agoiros musicais do género, mais recentemente, como os "Jonas Brothers", os "Tokio Hotel" e ainda os "One Direction". Alguém sabe do paradeiro dos dois primeiros? Saíram de fininho não foi? E conseguem adivinhar o que será feito dos últimos daqui a 2/3 anos? Fácil demais não acham?
Depois das boys-bands, foram as bandas de nu-metal. Alguém sabe do paradeiro de bandas como: "Creed", "Crazy Town", "Papa Roach", "Static X", "Godsmack", "Guano Apes", "POD", "Puddle of Mudd", "Disturbed"...entre muitas outras? Eu não faço ideia. Nem quero!!
Depois o hip hop veio em força com "Nelly", "Snoop Dog", "Puff Daddy", "Fat Joe", "Nas". Onde andam vocês niggas?
Mais recentemente começaram a aparecer abominações mais controversas, como a "Lady Gaga", "Nicki Minaj", "Katy Perry" "Justin Bieber", "Rihanna", "Miley Cyrus", "Kesha"...o tempo encarrega-se de vocês malta, não se preocupem. Assim como se encarregou da "Britney Spears", "Cristina Aguilera", "Jennifer Lopez", "Kyle Minogue"...Um dia aparece alguém mais maluco que vocês. Olhem o Marilyn Manson...
Mas se pensarem bem, por detrás de todos estes vómitos musicais, está sempre a mesma "slot-machine".
Parabéns MTV, por teres problemas com a digestão.
A conclusão que eu tiro disto é que a Educação Musical nas escolas serve apenas para fazer cábulas para as outras disciplinas. Não se aprende nada de música à séria!?

Ao ouvir isto nas rádios só me dá vontade de rir, o que já não é propriamente mau!
Lixo!!! 

Porque será que bandas e artistas como Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Queen, Michael Jackson, Elvis, Rolling Stones, Beatles, Doors, Whitney Houston, Beastie Boys, Eminem, Janis Joplin, Elton John, Prince, Bob Dylan, Stevie Wonder...tendem a ser intemporais e a eternizarem-se no tempo??
Esta é fácil: Qualidade e Talento!



Nenhum comentário: