Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Por um (Insta)te


Hoje vou-vos falar, muito resumidamente, da rede social que mais utilizo no novo mundo tecnológico/social. O Instagram.
Trago-vos este assunto porque recentemente li um artigo, que dava conta de um estudo, realizado pela Universidade e Ohio, sobre esta plataforma social online, e que revela algumas das conclusões mais surpreendentes, e outras nem por isso, sobre o uso que as pessoas fazem dele.
Indo directo ao assunto, uma das conclusões prende-se com o ranking do tipo de fotos que se tiram no Instagram. Assim, na 3ª posição surge-nos as selfies ao espelho, na 2ª fotos a comida, e na 1ª selfies a partes mais íntimas do corpo!!!!!!!
Outra das conclusões, tem que ver com o objectivo de cada uma dessas fotos. Pois bem, de acordo com os psicólogos e sociólogos de Ohio, os utilizadores quando colocam uma selfie ao espelho procuram sentir o pulso aos seus seguidores (quantidade de likes) no que toca à sua indumentária ou estado físico. O objectivo relacionado com as fotos de comida tem como base provocar inveja nos seguidores, sendo que a gula, como pecado capital, surge aqui em destaque. Por fim, as selfies de partes mais íntimas do seu próprio corpo...têm como objectivo provocar desejo do outro, ultrapassar preconceitos, ou mesmo valorizar a parte que se julga mais estética do seu corpo...Tudo isto tem em como a busca incessante da auto-valorização e promoção da auto-estima, bem como a necessidade que hoje se tem cada vez mais em tornar a vida privada, o espaço mais público possível.
Contudo, o Instagram tem o lado mais falso das redes sociais, porque as "mil" possibilidades para alterar uma foto, conseguem transformar qualquer coisa em algo especial.
Agora dando a minha opinião acerca do tema, o Instagram é uma aplicação tipo álbum fotográfico online, onde as pessoas usam e abusam das suas funcionalidades. Lembro-me agora de repente que nunca antes o Sol, a Lua, o ar, o chão, a água, a terra, as estradas, os postes de electricidade, os rabos, os pés...tiveram tanta importância na vida dos humanos!!
Vivam os novos tempos! 

Nenhum comentário: