Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Show must go on!!!


Hoje, finalmente, começa a maior festa de futebol do planeta, no Brasil. O Mundial de futebol, ao qual mesmo quem não gosta, não vai ficar indiferente, porque será este o maior espectáculo do mundo (sem contar com o Circo Cardinali claro!).
Este é daqueles temas ao qual tento sempre que possível fugir (futebol), mas a data de hoje assim não me permite. Assim, falar-vos-ei de seguida da minha visão geral sobre a Copa, dos meus favoritos a ganhar os prémios colectivos e individuais, da minha visão sobre a nossa selecção nacional, e ainda da organização daquele que está a ser o mais polémico mundial de futebol, muito por culpa da revolta de algum do povo brasileiro, que será por ventura o povo que mais gosta deste desporto à face da Terra.
Pois bem, começando pelo fim, num país em ascensão, numa das maiores potências do planeta em termos de recursos, num dos países mais desiguais e perigosos do mundo, no país (onde se diz) foi inventado o futebol, este mundial tem tudo para correr...mal. A meu ver, muito sangue vai escorrer nas ruas das maiores cidades brasileiras, porque a polícia e tropa brasileira estão de quarentena e em tolerância zero, o que acredito, fora dos estádios irá gerar o maior tumulto entre forças da autoridade e povo. O gangues criminosos, com certeza irão desempenhar um papel fulcral nisto que disse anteriormente. Prevejo roubos, violência e até reféns turistas e famílias de jogadores, que não a de Ronaldo, pelo facto deste ter proibido a sua de se deslocar até ao Brasil...vá se lá saber porquê. Estou também em crer que a FIFA tentará abafar ao máximo tudo o que de mal acontecer nas ruas. Eu percebo o povo brasileiro, porque nem é tanto o dinheiro que foi investido na organização do evento, a questão prende-se com a super-inflação que se instalou no país de há um tempo para cá, devido ao hype em torno do país e da Copa. Como o Brasil é o país da moda, algum do seu povo não tem dinheiro para comer, e alguns dos seus emigrantes não podem voltar para junto das suas famílias, nesta altura, porque os voos estão 300% mais caros...
Dentro de campo, a meu ver, existem vários candidatos a poder ganhar este Mundial. Mas arrisco em apenas três: Brasil, Espanha e Alemanha. Três clássicos, portanto. Estas selecções partem na frente, mas outras como Uruguai, Bélgica, Argentina e Portugal podem fazer a surpresa. Depois no que concerne aos prémios individuais, penso que este será o mundial de Di Maria, Hulk, Diego Costa, Modric e Ozil. Ronaldo é uma incógnita para mim, devido à sua condição física, porque jogar a 50% no Real Madrid não é o mesmo que fazê-lo na selecção.
Em termos de palpite, e apenas isso, cheira-me que entre a Inglaterra, França e Itália, estará o flop desta competição.
Para os amantes de futebol, hoje começa quase um mês de jogos todos os dias, mais de um por dia, em horários porreiros para quem trabalha.
Resta-me desejar sorte a Portugal, e rezar que no primeiro jogo não sejamos outra vez derrubados pela fortíssima Alemanha...
Que comece o espectáculo.

Nenhum comentário: