Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de maio de 2014

#somostodosbenfiquistas


Como já devem ter reparado, não gosto de falar sobre futebol. Nem aqui nem em lado nenhum, porque de certo modo, estou farto!
No entanto, abro hoje aqui uma excepção, para vos falar um pouco sobre o que foi a minha noite de ontem, e de tudo o que senti, relativamente ao clube que me tem acompanhado pela vida. O meu Benfica.
Como todos estão bem lembrados, o Benfica, nos últimos 20 anos, foi um clube completamente diferente de um tal Benfica que eu nunca tive prazer de conhecer. Aquele que os mais velhos apontavam como o clube português que ganhava quase tudo, ano após ano, e que carregava o seu símbolo ao peito de milhões de portugueses por todo o mundo. Aquele Benfica do Eusébio, Chalana, Simões, Coluna, Toni, Torres, Bento, Mozer, Humberto Coelho, Ricardo Gomes...o das finais europeias, das conquistas além fronteiras...tempos que me escaparam alguns anos por apenas começar a perceber e ver futebol, no fim dessa fase gloriosa. 
O Benfica que eu cresci a ver jogar, era o Benfica que perdia sempre com o Porto, que ficava em 3º ou 4º, que nunca ia longe na Europa do futebol, que chegou a ser humilhado em Vigo, o Benfica do Bossio, Pringle, Fernando Aguiar, Hassan... Ou seja, nada do que eu via correspondia minimamente ao que ouvia.
Mesmo assim, numa geração desastrosa para o meu clube do coração, o nervosismo teve sempre lá, a emoção e o sofrimento. Mesmo que chorasse mais vezes do que festejava...
Tudo isto para vos dizer que ontem, e já de há alguns anos para cá, 28 anos depois, começo a compreender exactamente o que é ser um benfiquista que vibra com as vitórias e conquistas. Tenho assistido ao acordar do monstro adormecido! E ontem, com os olhos colados ao ecrã, voltei a sentir aquela emoção e nervosismo que não sentia desde o 3-6 em Alvalade.
Se é isto que um benfiquista sente, sempre que o seu clube arrecada conquista após conquista, vitória após vitória, o meu pai tinha razão!
Ser benfiquista não é ser melhor nem pior. Simplesmente é ser diferente. E nada me enche mais de orgulho, do que ver amigos meus ferrenhos de Sporting e Porto, fazerem uma vénia ao meu Benfica, reconhecendo a sua supremacia, e demonstrarem um pouco da sua costela benfiquista. 
Porque convínhamos, lá no fundo todos os portugueses são benfiquistas!!     

Nenhum comentário: