Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Topa-me o TOP 2013 - Filmes


E continua a saga...
Esta foi talvez a área mais lesada, de todo o meu universo de lazer e entretenimento. Culpem as séries, os bons livros e boa música. Sem querer, fui descurando a velhota 7ª arte. Mas os suspeitos acima transcritos não foram os únicos causadores de tal desgraça. Também o próprio cinema em 2013 me decepcionou um pouco (para não dizer muito!). 
Creio que Hollywood estará a passar das maiores crises de argumentistas que me recordo. Este ano, por exemplo, a aposta foi feita em apocalipses descabidos, ou remakes low cost, todas elas regadas com dantismos a roçar o absurdo, onde mesmo que o cast seja sugestivo, os actores e actrizes de renome, quase na sua totalidade, preferem mais uns milhares no bolso do que "aquele" papel que tanto gozo lhes dará fazer.
Por isto mesmo, e pela primeira vez, vi-me obrigado a sair da orla hollywoodesca, apostando todas as minhas fichas no cinema asiático ou europeu, e digo-vos que me safei muitíssimo bem! Raras não foram as vezes, também, que dei por mim perante aquele "clássico" da 7ª arte, que por um ou outro motivo nunca me tinha passado pela retina.
Deste modo, o meu TOP de filmes em 2013 é uma simbiose entre o passado, o presente e o além.
Eis o meu TOP 10, no que ao cinema diz respeito:

Nº10
(filme cheio de acção, estilo e paixão)

Nº9
(aahh!! grande Tarantino)

Nº8
(muito perigoso, ao fim de 10 minutos faz-te duvidar da tua sanidade mental)

Nº7
(let's bowling dude!)

Nº6
(mexe com o estado de espírito)

Nº5
  
(dos raros grandes filmes de 2013)

Nº4
 
(chocante, electrizante e "porco" à la française)

Nº3
(pensava que já não se faziam filmes destes...)

Nº2
(primeiro e melhor filme coreano que já vi. Um dos melhores de sempre!)

Nº1
(filme de ontem à noite e que me fez adiar este post para hoje. Expectativas altas, rescaldo no topo do pódio deste TOP)

Não é preciso estar muito atento para perceber, que este TOP é exclusivamente formado por filmes de cariz "humano". Talvez tenha sido 2013 o ano em que aprendi, que os grandes filmes têm o selo das histórias de vida dos seres humanos, para os seres humanos. Filmes que me transmitiram sentimentos capazes de me arrepiar, apostando na simplicidade da vida quotidiana e nas várias vertentes da pessoa humana. Aspectos que dão pano para mangas!! 

Nenhum comentário: