Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O "verdadeiro" negócio da China


Não me lembro em que contexto, nem em que ocasião, nem o motivo que me levou esta semana a reflectir sobre este assunto, e a construir esta teoria na minha cabeça. Mas, agora a frio faz todo o sentido, porque não acredito em coincidências!!
Como todos sabemos e sentimos, Portugal está mergulhado numa das maiores crises de sempre. Tal Apocalipse, começou a sentir-se no nosso país nos inícios de 2011. Nada na manga até agora!!
Por volta de 2004, começou um surto de população chinesa no nosso país. Daí até hoje, perdemos a conta aos negócios que as "formiguinhas" foram fazendo. Desde restaurantes, lojas de conveniência,retalhos,armazenistas...ou seja, no início começaram por investir nos sectores mais básicos, onde os negócios eram essencialmente de cariz familiar. Famílias numerosas de pequenos empresários foram proliferando, tal qual musgo, um pouco por todo o país, da grande cidade ao lugar mais recôndito deste Portugal, era vê-los a prosperar em pleno contexto de crise. O que até se percebe logo à partida, até porque toda a gente sabe que, ao contrário do Japão os chineses apostaram na industria de imitação, sem dar peso algum à qualidade do produto. Assim, conseguiram arrasar a pouca concorrência portuguesa que tinham, com essa política de "tudo ao preço da chuva"...(ainda me lembro das lojas dos 300, e das sapatarias 999).
No entanto, vivendo num país completamente estranho, vieram claramente para ganhar dinheiro de sol a sol. Afinal, nunca vi grandes afinidades entre chineses e portugueses...Fruto disso mesmo, foram enriquecendo (também porque impostos não é com eles), e agora é vê-los a desfilar no Martim Moniz nos seus carros topo de gama.
Tudo legítimo!! Mas para mim estranho, sempre que pensava nisto.
Agora tornou-se mais claro!
E se eu vos disser que os chineses são uma espécie de cavaleiros do Apocalipse, anunciando o que anos mais tarde se virá a conhecer como crise financeira??
Reparem: no inicio dos anos 2000 houve uma explosão de chineses pela Europa, o que coincidiu com o início do fim da hegemonia americana (sonho americano). Vindos não só da China, mas também dos E.U.A, procuraram na Europa aquilo que já tinha secado mais a Ocidente. Instalaram-se, acomodaram-se, alastraram, e 10 anos depois rebenta uma das maiores crises de sempre. 
Em Portugal, passam ao lado da crise, através da falta de legislação que os tribute à séria, enriquecem, passam ao lado do sistema financeiro português, e finalmente...são donos da EDP, CTT, de multinacionais, de bancos, de clubes de futebol, e talvez da casa que eu arrendo hoje!!
Das duas uma, ou isto não passa de uma coincidência tremenda, ou anda-se a falar dos escândalos do sistema de espionagem americano, e esquece-se que o homónimo chinês adivinha as coisas uma década antes!!
Dá que pensar, ou não?  

  

Nenhum comentário: