Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Fogo de artifício - o elixir mundial!!


Nem me apercebia, mas parece que estamos muito perto do fim de ano. 
Fim de ano que se preze é comemorado com fogo de artifício. Dizem que dá boas vibrações para entrar no novo.
Foi a pensar nisso mesmo que um dia destes, no meu local de trabalho, me questionei "Será que todas as nações reagem da mesma forma quando estão perante um espectáculo pirotécnico?". E como tinha muita amostra mundial no meu local de trabalho, aproveitei para os questionar sobre o assunto. Resultado: talvez a maior maratona de riso de 2013!
Desde Portugal, passando pelo Brasil, à Índia, Coreia do Sul, China...todos entraram numa espécie de conselho mundial, onde o tema era o fogo de artifício nos diferentes cantos do mundo. Puxei eu da minha faceta poliglota para dar início à hostes, começando por exemplificar a típica reacção tuga a tal espectáculo. Referi os típicos "Uaaaaauuuu!!!!", "Iiiiiaaaaaa cum car...lho", "F....daaasssssssss, brutallll!", "Xxiiiiii, viste aquela merda!!!???"... milhões de gargalhadas internacionais soaram naquele instante. De seguida foi a vez da Coreia do Sul, onde o efusivo comportamento é acompanhado com os incrédulos "Como é possível??", "Isto é surreal!", "Que ilusão, porraaaaa". Neste país as pessoas reagem ao fogo de artifício como se presenciassem vida extra-terrestre.
Na China, país onde o fogo de artifício é património mundial, as pessoas gabam-se do que vêem como se tivessem sido elas as donas das empresas de pirotecnia contratadas. Exclamações como "Somos mesmo bons nisto!", "O melhor fogo do mundo", "Ninguém nos iguala maltaaaa"...Já no Brasil é o oposto. Os brasileiros, no geral, são muito pouco efusivos quando são espectadores de fogo de artifício, preferindo uma reacção bem mais tranquila e relaxada, como "Pô...qui légau", "Maneiro", "Tão soltando pipa a essa hora?", "Caracaaaaaa", "Sê viu muléqui?".
Por último, foi um indiano a exemplificar a reacção do seu povo. E aí é que os abdominais começaram a ceder de tanta gargalhada. O meu amigo indiano referiu que na Índia é tradição, sempre que alguém vê fogo de artifício, aproveitar para ofender alguns familiares, normalmente sogras, tias, primas...Dá para imaginar?
Do tipo: "A p...ta da minha tia", "A vagina da minha sogra" e por aí a diante...
Depois de muito rir com diferentes sotaques, cheguei a uma simples conclusão: seja qual for a origem mundial destas reacções, todos os seres humanos aproveitam o momento para extravasar o lado mais negro da sua personalidade. É como quando te entaladas numa porta, reages de forma intempestiva e efusiva.
A meu ver, o fogo de artifício tem em nós os mesmo poder que descobrires que o teu filho é gay, ou que acabaram de te rebocar o carro!!  

Nenhum comentário: