Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Bigode ao sabor de vinho e rock


É com enorme prazer, e alguma nostalgia à mistura, que falo sobre algo que acontece com valor na minha terra natal.
Confesso que, ao ver aquele Centro Cultural, o meu pensamento me guia a grandes concertos e espectáculos, de bandas portuguesas que me são queridas, mas o anos foram-se passando e nada!
Falta sempre algo para que a minha querida terra deixe de ser aquela cidade sem interesse, onde apenas se passam tristezas e se fala da vida alheia como se não houvesse amanhã, e passe a ter motivos de atracção capazes de levar as novas gerações a olhar para aquela terra como um futuro interessante. Até porque são elas que lá vão viver (ou não) no futuro!
Mas finalmente, existe uma iniciativa de salutar que me puxa para ir ao Cartaxo, sem contar com o aconchego da família e amigos de infância claro. Falo-vos da invasão de bandas nacionais e internacionais de rock alternativo ao CCC!
O Cartaxo Sessions trata-se de uma associação sem fins lucrativos sediada no Cartaxo, constituída por um pequeno grupo de promotores, jornalistas e músicos que partilham o interesse comum pela música underground. Associado ao evento está Nick Allport, fundador da produtora de música britânica Club AC30, a residir no Cartaxo desde 2009. 
Já foram alguns os concertos que passaram pelo CCC este ano, com destaque para Dead Skeletons, mas mais está para vir até ao final do ano. Por exemplo, para hoje 23 de Novembro, está marcado o concerto dos Ringo Deadthstarr, que andaram na estrada com Smashing Pumpkins há uns tempos atrás, acompanhados pelos britânicos The Fauns.
Mas para mim o momento mais aguardado, e que me vai fazer ir até à "terrinha" a meio da semana, são os concertos do dia 7 de Dezembro, com a primeira parte comandada pelo stoner rock dos nacionais Black Bombaim, seguidos dos roqueiros americanos Lumerians, referência internacional do espaço psicadélico/experimental. Espero ver aquela bonita sala cheia de gente e bom ambiente musical, numa noite que conto recordar, daqui a uns aninhos, com orgulho em ser cartaxeiro.
Aos mais conservadores vizinhos cartaxeiros, aproveito para dizer que não há motivos de preocupação com esta malta da "pesada" (como diriam os meus avós), até porque a malta quer passar um bom bocado num espaço cultural da cidade, que nem sempre é bem rentabilizado pela câmara municipal. Vamos lá para fazer valer o investimento que foi feito e não para rebentar com caixas multibanco!
Extra família e amigos, já tinha saudades de alguma iniciativa cultural que me fizesse ir à minha terra. Até porque, picarias, touradas, campinos, feiras, festas do vinho e Hortas da Fonte, não são, nem nunca foram, um motivo de regresso às origens, pelo menos para mim!
O meu humilde pedido aos organizadores do evento para 2013, é que continuem com esta aposta no rock, e se não for pedir muito, levem à nossa cidade bandas como:

-Legendary Tiger Man
-Riding Pânico
-Linda Martini
-PAUS
-Men Eater
-Dapunksportif
-If Lucy Fell
....vocês sabem quem são os outros!

Bigode orgulhoso das suas origens!

Nenhum comentário: