Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Gerações e gerações depois...


"As coisas boas da vida são para sempre" by Barão.
Como sabem, sou um eterno apaixonado pelo mundo que me rodeia, um eterno observador da minha realidade, ou seja, um confesso adepto das coisas boas da vida. 
Tudo isto para vos falar hoje um pouco, daquilo que voltou a ser uma das melhores fusões de sempre na história da Humanidade. 
Como está claro, falo de "Sk8+Surf+Moda+Música+Cinema". Esta é a receita que não me importava de ingerir para o resto da minha vida. Não que tenha directamente algo que ver com todos os ingredientes, mas porque, mesmo que indirectamente, são estes alguns dos meus maiores interesses na vida, sob os quais fui moldando o meu EU.
Se não repararam ainda eu posso-vos elucidar. 
O Sk8, ao contrário do Surf, em Portugal, teve tempos de crise. Como sou da geração do Portugal Radical, lembro-me de que, a seguir ao futebol, não havia miúdo na escola que não tivesse o bichinho da tábua e dos rolamentos. Depois fui crescendo, e na maior parte da minha adolescência não me lembro de ver os skate parques lotados como anteriormente. Os rapazes, principalmente, preferiam dedicar-se ás Playstations, e tudo o que dizia respeito ao desporto ao ar livre fora relegado para segundo plano. Época em que era raríssimo ver alguém passar por nós na rua, em alta velocidade em cima de um sk8. 
Já o Surf sempre foi, pelo menos para as massas, um desporto sazonal, em que a maioria dos jovens só o praticava para "inglês ver" nos meses quentes. Afinal era popular dizer que se era surfista, nem que fosse apenas surfista de verão. Elas ficavam malucas!!
Mas de há algum tempo para cá, tenho reparado que o Sk8 voltou a estar no mapa dos jovens. Como vivo actualmente ao pé de um colégio e de um skate parque, fico surpreendido com a quantidade de miúdos que hoje andam de Sk8. A meu ver, a explicação para isto está muito ligada à fusão acima mencionada.
Outro dos ingredientes que faz despontar isto mais que nunca, é sem dúvida o FUEL TV. As horas que passo a ver filmes relacionados com estes desportos, e a transmissão dos campeonatos nacionais e internacionais destas modalidades...como eu, haverão muitos outros. Entre muitos, destaco o melhor filme que vi até então sobre sk8, e que aconselho a todos: "The DC Video"


Quando se fala em Sk8+Surf+Cinema, só me resta nomear Dogtown. A lendária história verídica de um grupo de rapazes, que deixou um legado eterno, e que ainda hoje, muitos desportistas destas modalidades, têm este exemplo como lema de vida. A ver:


De seguida aparece-nos a moda relacionada com estas actividades e cultura. Já alguém viu algum Sk8er ou surfista fazer o seu desporto nu? Bem me parecia.
Existem marcas históricas como a Vans, que se vão reinventado ao longo dos anos, ao contrário de muitas outras que caem. Mas é no aparecimento das novas marcas que, hoje, a moda do "streetwear" baseia o seu sucesso junto das camadas mais jovens da sociedade, e com as quais eu muito me identifico. Também, porque sempre assim me vesti. Marcas que outrora eram bem pequeninas, vêm agora por aí a cima, apercebendo-se da sede que o mercado dos têxteis tem por elas. 
Assim de repente, lembro-me da azarada Insight (que viu a sua nova colecção de verão toda ardida), SupremeBeing, RVCA, Makia, Analog...e a minha preferida Afends (que agora dá os primeiros passos em Portugal). Deixo-vos com um video da marca:

   

O pior de tudo isto, é que ao contrário do que possa parecer, e só o sabe quem compra, estas marcas sempre doeram na carteira. Um vício que também eu hoje tento controlar ao máximo, mas que é imensamente difícil, a contar pelas tentações que as novas colecções teimam em apresentar. E eu que sempre tive um olho cirúrgico para as coisas mais caras...
Nada disto faria sentido sem o sal e a pimenta deste estilo de vida. A música sempre foi uma forte aliada desta malta. E também existe uma nova vaga de bandas que elevam estes desportos ao seu expoente máximo. Como é o caso (difícil foi escolher uma) dos La Dispute. Banda que eu oiço quase diariamente, e que apresenta maravilhas como estas:

 

Realmente, e se formos a ver bem, tudo isto é cíclico. O Sk8 voltou a ser moda. Usam-se hoje roupas que já não se usavam há largos anos. Depois da falência do rock para dar lugar ao hip-hop, a roda parece estar a dar novamente a volta.
Até eu. Mesmo estando perto dos 30, sinto-me como se tivesse outra vez 16! 
Devo ficar preocupado!!??




    

Nenhum comentário: