Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Eu liquido-te apenas num mês, meu sacana!


Todos os portugueses deram entrada neste novo ano com aquela sensação de dejá vu. Pelo menos, todos aqueles, como eu, que têm carro.
Se o mês de Dezembro é aquele mês onde o consumismo é exacerbado, onde as compras são mais que muitas, e por isso as carteiras são mais manuseadas do que nunca, o primeiro mês de cada ano civil não apresenta melhorias a este respeito. Antes pelo contrário!
Quando compramos o último presente de natal tendemos a suspirar de alívio, e a fazer contas à vida. Ora, se este cálculo é feito apenas com um sinal de subtracção, representando assim uma necessidade brutal de se reequilibrar as contas no mês seguinte, quando este chega, o susto e a má memória financeira assola todo o comum condutor português.
Eu, como ainda sou um puto, no mês das festas ainda sou daqueles que passa Dezembro com o saldo positivo, porque as receitas têm sido superiores às despesas. E o final de ano é altura para o olhar para os saldos e suspirar de alívio, e dar vivas por ter um pé de meia.
Então chega Janeiro, ou seja, aquele mês em quase todas as seguradoras fazem mais de metade das suas receitas anuais com os seus segurados. A não ser que estes tenham escolhido diluir o pagamento do prémio pelos restantes 12 meses do ano, que não é o meu caso! Então toda a nossa visão financeira e orçamental sofre um rude golpe. Pelo menos a minha. O porquê não sei, só sei que tenho a tendência para amnésia, no que respeita ao valor anual a pagar pelo meu seguro auto. Penso todos os anos que é sempre muito menos do que realmente é!
A meio do ano que passou renegociei a minha apólice de seguro, e consegui a grande proeza de deter mais cobertura, e pagar menos 15 euros do que pagava anteriormente!! O que me confere o seguinte estado actual: prémio anual a pagar = 225 euros!
Até hoje estava convencido que isto seria o valor para um Mercedes ou assim, nunca para um Toyota Yaris de 2007. Primeiro pensei em experimentar não pagar este ano, mas depois de pensar que morrem pessoas nos E.U.A por não terem condições de pagar o respectivo seguro de saúde...fui de imediato liquidar o meu seguro auto. 
Porque afinal, vivo aqui nesta "merda" de país, mas ainda não morro por não pagar o meu seguro do carro...apenas ando a pé!
Lobbies!    

Nenhum comentário: