Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Desenrasque, comer e toca a andar!


Já não me lembro da última vez que vos falei sobre culinária. Lembrei-me agora, porque é hora de almoço e tenho a barriga a "dar horas". 
Esta é uma das minhas grandes paixões que, no entanto, tem ficado um bocado para trás, devido à tremenda falta de tempo que me assola estes dias. Por isso, anseio por uma brecha que me permita meditar em frente ao balcão da cozinha lá de casa, e caprichar num manjar.
Quando se está com fome, existem duas coisas que não devemos fazer de todo: a primeira, é ir às compras, correndo o risco de estoirarmos o plafond do mês. A segunda, é pensarmos em comida, por muito que isso nos custe em situações como esta. Como não gosto de desperdícios alimentares, uma das minhas especialidades é o desenrasque e a invenção. Pegar no que existe no frigorífico, mesmo que não tenha nada a ver, e transformar tudo num prato divinal.
Eis a tarefa de hoje para o almoço!
Todos os dias tenho cerca de 35/40min para almoçar. Uns dias tenho comida feita, outros (como hoje), dentro desse timming, vou ter que improvisar algo, comer e pôr-me a andar!
Tenho estado aqui a pensar, como tenho ovos, salsa, cenoura, cebola, uns restos de batata e bacalhau assado, presunto e milho, vou arriscar fazer uma coisa que a Baronesa fazia muito quando eu era um petiz, e que nunca fiz, não sei bem porquê. 
Pastelão, já provaram?

Tem este aspecto:


É uma espécie de omelete alta que não é enrolada. E tem a vantagem de poder levar quase todos os restos disponíveis lá em casa, assim ao estilo da quiche.
Outra vantagem, para além de ser muito rápido e prático, é um prato que não necessita de adição de qualquer tipo de gordura, pois a pouca que tem, encontra-se nos restos, previamente cozinhados. Isto confere-lhe um estatuto de prato extremamente nutritivo e saudável (a quem faz por isso).
 Fica a dica, mas só mesmo a dica porque só me calha almoçar por volta das 15h...


      

Nenhum comentário: