Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Long Live Rock 'n' Roll nº36


Hoje este espaço fica reservado a uma banda mainstream, o que nem sempre é mau, dado que esse estatuto se deve ao seu trajecto ascendente extremamente rápido e cheio de valor.
Neste caso, a banda de que vos vou falar hoje, em poucos anos de carreira, conseguiu um lugar ao sol visto que se conseguiram distanciar, e ao mesmo tempo ir beber das melhores influências rock em redor do nosso planeta.
E a ideia de vos falar desta banda hoje, é simplesmente pelo facto do seu novo single ser das coisas mais viciantes que ouvi até hoje. O novo trabalho apenas saí para as ruas no próximo mês, mas o single "Do you wanna know" ja me deixou com água na boca. Bem como a crítica ao novo álbum por parte de Josh Homme, que afirma ser um disco rock 'n' roll "bastante sexy e dançável".
Não crio mais suspense, hoje quero falar-vos um pouco dos Arctic Monkeys.

  

Arctic Monkeys são uma banda britânica de Indie Rock formada em 2002 no subúrbios de Sheffield, Inglaterra. Actualmente os seus integrantes são Alex Turner (vocal e guitarra), Jamie Cook (guitarra), Nick O’Malley (baixo) e Matt Helders (bateria e segunda voz).
A banda é geralmente considerada parte da cena indie rock, assim como as bandas contemporâneas The LibertinesThe Strokes e Franz Ferdinand. Atingiram o sucesso através de faixas demo e de arquivos disponíveis online. 
Após ganharem as suas guitarras no natal de 2001, os vizinhos Alex Turner e Jamie Cook montaram uma banda com os seus amigos de escola, Andy Nicholson, que tocava baixo (até 2006, quando deixou a banda), e Matt Helders, a quem sobrou ser o baterista.
Sobre o nome da banda (até então Bang Bang), tocavam covers de bandas como Led Zeppelin e cantavam com sotaque bastante carregado. Após Alex assumir o vocal e a tarefa de escrever canções (o que na verdade já tinha algumas prontas), mudaram o nome da banda para Arctic Monkeys.
Após alguns dos primeiros concertos, em 2003, começaram a gravar CDs demos e distribuí-los para o público. Como a oferta era limitada, os fãs copiaram as canções e as disponibilizaram pela internet. Até um perfil da banda no site MySpace foi criado, tudo sem que os próprios membros tivessem conhecimento. Graças a essa divulgação viral, logo não apenas os amigos, mas centenas de pessoas cantavam todas as letras nos concertos.
Os Arctic Monkeys preparam-se para lançar o quinto álbum de estúdio, intitulado  AM , e já revelaram, através do Twitter, a capa do novo longa duração.

Arctic Monkeys revelam capa de <i>AM</i>, o novo álbum [veja aqui] -

Mas o single deste novo trabalho é que prende todas as atenções. Deixo-xos este riff viciante de "Do you wanna know":


Agora é ficar com ele na cabeça, durante pelo menos uma semana, e ressacar diariamente pela sua audição, como este Barão! 



Nenhum comentário: