Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A viver uma paixão antiga!


Não sei o que passa comigo ultimamente, mas ando um pouco nostálgico, principalmente, no que respeita a uma certa fase da minha adolescência. 
Sabem, aquela altura em que as preocupações eram zero e as responsabilidades também? Assim, quando se tem 16, 17 anos é fácil ocupar o tempo com coisas que hoje não significam nada, mas que naquela altura eram como um vício vital para a tua aceitação no teu grupo de semelhantes.
Deste modo, quem não jogasse CM não era normal!
E eu fui bastante normal (hoje já muito menos), por ter passado alguns anos da minha juventude "agarrado" a este, que possivelmente é um dos jogos mais jogados em todo o mundo.
Antes da separação dos criadores do Championship Manager, este título era assunto fulcral numa qualquer tertúlia de amigos que se prezasse desse nome. Eram discutidos os feitos, os melhores jogadores e tácticas...ou seja, um pouco ao estilo da feira das vaidades. E as listas e listas de jogadores que se faziam para se descobrir aquele "Maradona" escondido no jogo, que te permitisse gastar pouco e montar aquela equipa de sonho?
Lembro-me que as férias grandes eram passadas em função deste jogo. Haviam sempre torneios, entre amigos, na casa deste e daquele, onde a azia inerente à competição levava a discussões por vezes mais acesas. Quem os ganhava era visto como um herói durante as férias, até que alguém o destronasse. 
As regras eram simples: para evitar tempos mortos, apenas eram permitidas 5 transferências por equipa, e o tempo de pesquisa de jogadores era cronometrado ao milésimo. Geralmente, começava-se logo após o almoço e o vício estendia-se até ao anoitecer.
Como repararam, coloquei a imagem daquele que, para mim, foi o melhor jogo de sempre entre CM's e FM's: o saudoso CM 2001/2002!
Foi também aquele que me fez apanhar o comboio até Lisboa para comprá-lo na então desconhecida FNAC, aquele que me devorou horas de sono, aquele que me fez partir alguns ecrãs de PC, mas foi também aquele que mais feliz me fez.
Quem não se lembra do Tó Madeira e do Tsigalko? Quem nunca aldrabou uma transferência explorando um dos bugs do jogo? Quem nunca reiniciou o jogo sempre que se perdia uma final? Quem nunca ouviu ralhar por estar a meio "daquele" jogo chegando atrasado à mesa para jantar? Quem nunca entrou no "Hall of Fame" dos treinadores? Quem nunca se fez a si próprio no editor com tudo a 20, tornando-se numa lenda?


Foram horas e horas a queimar pestanas...

Quando o Benfica tinha esta equipa de sonho...

Este post serve também para vos dar conta de que, esta semana fui ao baú e voltei a instalar o jogo e a jogá-lo. Quase que me vieram as "lágrimas aos molhos", porque continua a ser o melhor, com a vantagem, de hoje, ser muito mais leve para o PC.
Esqueçam as tampinhas jogadoras, porque a emoção deste jogo estava na relato a bombar cada vez que se festejava um golo, com os cânticos das respectivas claques em fundo...perdoa-me FM mas nunca me viciarás tanto como este CM.
Como vêem este Barão teve uma infância normal... 


    

Nenhum comentário: