Powered By Blogger

sábado, 9 de maio de 2015

V-Day 70º Aniversário


Até hoje tenho tentado encontrar explicações para o meu fascínio por tudo o que respeita à 2ª Grande Guerra, no entanto, não tem sido fácil.
Cada ano que passa dou por mim mais interessado em ler, ver algo que aprofunde o que se passou nesta fase negra da nossa História. Séries, filmes, livros, todos os instrumentos que me permitam chegar a uma visão mais ampla daquilo que marcou o século passado.
Recentemente, dei por mim a puxar pela minha vertente mais isotérica, e a equacionar se, noutra vida, não terei nascido, vivido, ou morrido nesta fase da História. Porque confesso, e sem qualquer tipo de identificação com isso, deparo-me com a minha estupefação face ao que foi idealizado, projectado e posto em prárica por uma cabeça humana, que poderia ter mudado totalmente o rumo do mundo no qual vivemos hoje. Falo, claro está, do movimento nazi! 
Cada vez que me tento informar sobre este assunto, maior é a minha preplexidade face ao conseguido por Hilter e companhia.
O que apenas um grupo de indivíduos fizeram, e tinham planeado para o mundo, sendo inquestionavelmente mau, foi sem dúvida soberbo! E o que mais impressão faz, é que isto não se passou há 1000 anos atrás, mas sim há uns escassos 80/90 anos!!
Puxo este tema, para relembrar e celebrar aqui convosco, o 70º aniversário do "V- Day". O dia em que a 2ª Guerra Mundial terminou, face à vitória dos alidados sob os nazis.





Como podemos verificar nas fotos acima, são as mulheres que se evidenciam face ao fim da Guerra, exaltando de alegria pelo retorno dos seus filhos, irmãos, namorados e maridos a casa.
Este foi uma momento só possível depois do suicídio do líder nazi na batalha de Berlim. O que significou um enorme alívio mundial face ao que seria o terror causado pelos ideais deste partido de extrema direita, que pertendia dominar o mundo sob lemas macabros e sombrios.
Tudo isto me deixa delirante de saber mais, não que quisesse experenciar o momento, mas porque o fenómeno da Guerra tem contornos tão complexos que não tem explicação plausível que me acalme a curiosidade. 
Porque também estou a meio do livro "O Confidente de Hitler", esta data aguçou-me ainda mais o apetite, em relação ao intímo de uma personagem que marcou a história mundial, e que ascendeu ao poder de forma legítima através do voto do povo da Baviera. Incrível!!
Um pouco por todo o mundo se tem sinalizado esta data com cerimónias, umas mais, outras menos, ortodoxas:

Washington

Moscovo

Apenas duas formas dispares de reconhecer esta data...
Há estudiosos e historiadores que acreditam, caminharmos inevitavelmente para um terceiro conflito mundial. Se assim for, e acredito que sim, que Portugal faça de Suiça, caso contrário estamos condenados ao insucesso, visto que tenho 29 anos, não tive inspecção militar, recruta, ou qualquer outro tipo de contacto com o mundo bélico. Assim como eu, existe a maioria dos portugueses. Mesmo aqueles que são militares no nosso país. 
Já Wiston Churchill afirmara "...a organização e força bélica de uma nação tem que existir de facto, para demonstrar aos conflitos que estes não são bem vindos."
Bom fim de semana!

Nenhum comentário: